60º Feira do Livro de Bolonha terá 1,4 mil expositores e 325 eventos
PublishNews, Talita Facchini, 02/03/2023
Evento inclui diversas participações brasileiras e discussões sobre temas atuais como a leitura em áreas desfavorecidas, a igualdade de gênero no setor, bem como homenagens a Italo Calvino

Com a 60ª Feira do Livro Infantil de Bolonha começando na próxima semana (6 a 9/03), o maior evento do mundo dedicado ao segmento infantojuvenil divulgou mais informações sobre a edição especial.

Celebrando um marco importante, o evento terá mais de 1400 expositores de 90 países e regiões do mundo e 325 eventos na programação. “Olhando para o caminho que percorremos desde o aniversário de 50 anos do BCBF, há dez anos, podemos ver um grande aumento em nosso escopo e presença no exterior: a Bologna Children's Book Fair é hoje um sistema de feiras que abrange desde a edição infantil até o licenciamento e editorial, com alcance até Xangai – do outro lado do mundo – e uma programação ininterrupta de colaborações e eventos presenciais em diversos países”, comenta Elena Pasoli, diretora da Feira.

A Feira terá a presença confirmada de 22 editoras brasileiras apoiadas pelo Brazilian Publishers (BP) e pelo Ministério das Relações Exteriores. Entre elas, estarão Carochinha, Mais Ativos/Mais Amigos, Telos, ÔZé, Faro Editorial, Maralto Edições, Editora do Brasil, Global, entre outras. A programação brasileira em Bolonha inclui uma sessão de matchmaking entre os editores brasileiros e internacionais, marcada para o dia 7 de março, às 9h. Já o segundo, que acontece no dia 8, às 17h, é o Caipirinha Hour, evento de networking que reúne profissionais do mercado literário do mundo todo para se conhecerem em um clima descontraído de happy hour.

Outro destaque fica com o BolognaBookPlus (BBPlus). Aproveitando o sucesso das edições anteriores, o BBPlus volta pelo terceiro ano consecutivo com um programa de formações, conferências, seminários e novos projetos internacionais. Uma extensão da marca BCBF nascida da colaboração entre BolognaFiere e a Associação Italiana de Editores (AIE), o BBPlus visa expandir o escopo da BCBF para incluir publicações generalistas.

Entre as novidades estão a primeira edição do Mercado de Honra, com a Grécia, bem como a inauguração do novo Pavilhão dos Editores Italianos, que oferece espaço especificamente para editoras italianas. Outro recurso para apoiar as editoras de todo o mundo é o BCBF Rights Center, que abre suas portas pela primeira vez a agentes do setor editorial para adultos, envolvendo profissionais de direitos autorais de todas as editoras expositoras da feira.

Homenagens

A Feira do Livro de Bolonha, além de comemorar seu próprio aniversário, também presta homenagem a um dos protagonistas absolutos da literatura italiana do século XX: no ano do centenário de seu nascimento, a Feira homenageia Italo Calvino. O evento terá o espaço Ilustrações para Italo Calvino, que reunirá 120 ilustrações inspiradas na produção literária do autor, incluindo obras de importantes artistas já publicadas e de ilustradores inéditos que venceram concurso internacional organizado pela feira.

Temas em destaque

A edição deste ano acolhe encontros sobre algumas das questões mais atuais sobre o futuro e o presente da edição global: a censura em livros infantis (com convidados incluindo o autor americano David Levithan), a questão sobre a necessidade de editar o trabalho de autores já falecidos, e o novo papel da inteligência artificial.

Haverá também um debate sobre a promoção da leitura em áreas desfavorecidas do mundo com a participação de Bel Santos Mayer, promotora de leitura, Biblioteca Caminhos da Leitura e LiteraSampa. Outros temas incluem: oportunidades e desafios na edição africana (entre os convidados Julia Norrish do projeto South African Book Dash), a nova cara da ilustração ucraniana, uma ferramenta de comunicação e resistência (Oleg Gryshchenko e Anna Sarvira, artistas e co-fundadores do Pictoric illustrators club e Yuliia Kozlovets , International Book Arsenal Festival) e, pela primeira vez no BCBF, um grande espaço dedicado ao PublisHer, movimento fundado por Bodour Al Qasimi, fundadora da Kalimat Group e ex-presidente da IPA, para disseminar a igualdade de gênero no mundo editorial, que apresenta um programa de seminários dedicado ao papel da mulher no setor editorial internacional.

A feira também dará espaço ao crescente sucesso do setor de quadrinhos e fará uma retrospectiva da história da edição infantil através de muitos de seus mais destacados talentos.

[02/03/2023 11:00:00]