Fuvest altera livros para o vestibular 2024 e inclui obra de Milton Hatoum
PublishNews, Redação, 28/02/2023
'Dois irmãos' agora faz parte da lista, ao lado de 'Marília de Dirceu' e de 'Nós matamos o cão tinhoso!', do moçambicano Luís Bernardo Honwana

Milton Hatoum | © Divulgação
Milton Hatoum | © Divulgação
A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (27) alterações na lista de livros exigidos para o vestibular 2024. Entraram na lista três livros: Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, Nós matamos o cão tinhoso! (Kapulana), de Luís Bernardo Honwana, e Dois irmãos (Companhia das Letras), de Milton Hatoum.

A lista completa ficou assim:

Lista de obras literárias do vestibular FUVEST 2024

  • Marília de Dirceu – Tomás Antônio Gonzaga
  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Angústia – Graciliano Ramos
  • Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade
  • Mensagem – Fernando Pessoa
  • Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
  • Campo geral – Guimarães Rosa
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  • Dois irmãos – Milton Hatoum

Saíram da relação Poemas escolhidos, de Gregório de Matos, Terra sonâmbula, de Mia Couto, e Nove noites, de Bernardo Carvalho.

Os novos livros para o vestibular 2024

Diversas editoras têm no mercado edições da Marília de Dirceu, entre elas Penguin Companhia, Melhoramentos, L&PM, Martin Claret, Lafonte, entre outras.

Tomás Antônio Gonzaga é figura associada à Inconfidência Mineira e depois condenado à prisão. No volume, Gonzaga descreve o sentimento amoroso em Marília, e na segunda parte aborda as aflições do cárcere. Publicado pela primeira vez em 1792, o conjunto de escritos possuiu muitas versões.

Nós matamos o cão tinhoso!, do moçambicano Luís Bernardo Honwana, é uma obra da literatura africana com reconhecimento internacional, que mostra "de forma inovadora e universal", segundo a editora, olhares, sentimentos e aspirações de um povo em luta contra a opressão. O livro foi eleito um dos 100 melhores livros africanos do século 20 na Zimbabwe International Book Fair.

Luís Bernardo Honwana nasceu em 1942, em Moçambique. Aos 22 anos, em 1964, publicou Nós matamos o Cão Tinhoso!. No mesmo ano, Honwana, militante da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), foi preso por suas atividades anticoloniais, e permaneceu encarcerado por três anos. Após a Independência de Moçambique, em 1975, ocupou diversos cargos públicos de destaque na cultura do país e também foi associado à Unesco. Atualmente, é o diretor executivo da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND).

Dois irmãos é o clássico contemporâneo de Milton Hatoum, publicado pela Companhia das Letras. Segundo a editora, o livro é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. O enredo tem como centro a história de dois irmãos gêmeos – Yaqub e Omar – e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino – o filho da empregada – narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. O livro venceu o Prêmio Jabuti em 2001 de melhor romance.

Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. Estudou arquitetura na USP e estreou na ficção com Relato de um certo Oriente (1989), vencedor do prêmio Jabuti (melhor romance). Com seus livros, venceu os prêmios Jabuti de Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom, e teve diversas adaptações para o cinema, TV, teatro e quadrinhos. Em 2017, lançou A noite da espera, primeiro volume da trilogia O lugar mais sombrio. O segundo, Pontos de fuga, foi publicado em 2019. Sua obra de ficção, publicada em catorze países, recebeu em 2018 o prêmio Roger Caillois (Maison de l’Amérique Latine/Pen Club-França).

O vestibular Fuvest 2014

As inscrições para o vestibular poderão ser realizadas entre 17 de agosto e 06 de outubro. A 1ª fase do vestibular está agendada para 19 de novembro e a 2ª fase para os dias 17 e 18 de dezembro de 2023. As provas de habilidade específica acontecem entre 03 e 06 de janeiro de 2024.

[28/02/2023 10:50:00]