Só em 2022, a editora comandada por Antonio Erivan Gomes lançou 30 novos títulos, o que representou 36% de crescimento em seu catálogo. Esses novos títulos marcaram também a diversificação da atuação da editora, com publicações em espanhol, inglês e em alemão, projeto este que faz parte do escopo editorial da Telos Editora.
Durante a pandemia da Covid-19, a Telos procurou manter os projetos editoriais programados e conseguiu manter sua participação em eventos internacionais como, por exemplo, a Feira Internacional do Livro de Sharjah, mercado com o qual a editora tem mantido relações nos últimos anos.
“A Telos Editora tem como um de seus objetivos editoriais a promoção do autor e ilustrador brasileiro no exterior. Este é um trabalho de longo prazo, mas de muita importância para a literatura nacional. Em 2022, tivemos os direitos autorais de uma de nossas obras vendidos para duas importantes editoras: Porto Editora de Portugal e Mondadori, na Itália”, conta Erivan.
Para 2023, a editora tem programado o lançamento de 20 novos títulos, podendo chegar a 30 lançamentos a depender do cenário econômico e social.
A série Mimosa, escrita e ilustrada por Alexander Steffensmeier ganhará em março, um novo título em português, inglês e alemão: Uma festa de aniversário para a Mimosa. A editora também publicará novas edições de duas obras do autor colombiano Canizales: Nhac e De cabeça para baixo, ambas em edições em português e inglês.
A aposta da Telos, no entanto, está na obra Close to here (Perto daqui). Escrito pela autora eslovena Ida Mlakar Çmic, com ilustrações de Peter Skerl, o livro aborda a questão da invisibilidade ao contar a história de uma menina que chega em uma nova escola, mas pelo olhar de outras duas garotas. A edição brasileira será traduzida por Flávia Côrtes.
A lista da editora conta ainda com a obra De onde vem o amor, de Daniela Kulot e os novos volumes da série criada por Maria Inês Almeida, Diário de uma garota como você: Sério? (vol. 9) E Casa do pai, casa da mãe (Vol. 10).
“Temos muitos planos para o ano e obras com muita diversidade de temas e autores e para todas as idades”, destaca Erivan.