Publicidade
Publicidade
Ruy Castro e a ciência e a arte da biografia
PublishNews, Redação, 13/02/2023
Podcast do PublishNews recebe o jornalista e escritor para um papo sobre seu novo livro e sobre seu ofício há mais de 30 anos

O convidado deste episódio do Podcast do PublishNews é um dos maiores biógrafos do país: Ruy Castro. O autor lançou há pouco o livro A vida por escrito: Ciência e arte da biografia (Companhia das Letras), um guia de como escrever biografias. Nesta conversa, falamos sobre como ele desenvolveu o processo deste livro – resultado de dezenas de cursos sobre assunto que ele ministrou no Rio e em São Paulo.

A obra é também uma espécide de "autobiografia" profissional, tem dicas para entrevistadores, fala de sua íntima relação com o século passado e de suas referências. No papo, abordamos ainda sua forte relação com a música, seu sucesso como escritor e de como a sorte também o ajuda – e a todos os biógrafos, em certa medida.

Ruy Castro começou sua carreira como repórter em 1967, passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana e, a partir de 1990, concentrou-se nos livros.

É autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e de livros de reconstituição histórica sobre o samba-canção, a Bossa Nova, Ipanema, o Flamengo e o Rio de Janeiro moderno dos anos 20. Entre outros, recebeu o Prêmio Machado de Assis de 2021 e, em 2022, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL).

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Gabriel Mattos discute como o Booktok, a comunidade digital de leitura formada na plataforma, está transformando hábitos e influenciando vendas
Programa recebe Malu Poletti, do Tatu Bola (Editora Planeta); Lara Berruezo, do HarperKids (HarperCollins Brasil); e Elisa Zanetti, dos selos Escarlate e Brinque-Book (Companhia das Letras)
Na conversa, falamos sobre a evolução do mangá no Brasil, sua importância como porta de entrada para novos leitores e as diferenças em relação a outros tipos de quadrinhos
Conversamos com editoras da HarperCollins Brasil, Arqueiro e Alt sobre o 'boom' das vendas dos 'sports romance', um subgênero cheio de particularidades
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Produto criado por uma startup norte-americana oferece trilhas sonoras sincronizadas com livros físicos que acompanham o leitor, em tempo real, a cada virada de página
Na peça 'O motociclista no globo da morte', ator vive um professor de matemática aparentemente racional, pacífico, que costuma ter empatia pelas pessoas e se afasta de qualquer ato violento
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Toda sexta-feira, uma nova tirinha
O Brasil é uma fronteira editorial. 200 milhões de pessoas falando a mesma língua!
Sergio Machado
Presidente do Grupo Record

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar