Lavínia também participou recentemente do Podcast do PublishNews, falando do episódio que viralizou nas redes sociais com um vídeo sobre a reação dos seus alunos antes e depois de aprenderem sobre a África e deixarem o preconceito de lado. Na nossa conversa, ela também falou sobre a importância do incentivo à leitura, como ela estimula seus alunos a lerem e se interessarem pelos livros, sobre sua carreira como autora e sua visão sobre o nosso mercado.
Lavínia disse no programa que vai ao ar na Cultura que essa educação tradicional que a gente abre a cabeça, põe o conhecimento no aluno, fecha e ele vai para casa, isso não existe mais. “É preciso entender a sala de aula como espaço de troca. Eu aprendi a ser professora com os meus alunos. Eu entrei com uma ideia de educação e eles bagunçaram a minha cabeça”, conta.
Tas pergunta em outro momento da edição sobre o papel da escola no estímulo à leitura. “Fundamental. Nem sempre vem de casa e mesmo quando vem, a escola tem esse lugar dos adolescentes trocarem, eles são os próprios influencers. Tem um livro que está fazendo muito sucesso, eu tenho, começo a emprestar, vejo que pegou bem, eu já começo a levar outro, e outro”, conta a professora.
Mineira de 25 anos, Lavínia, além de professora licenciada em história pela UFMG, é escritora desde seus 11 anos. Já publicou sete livros e participou de outras sete coletâneas.