Julie Otsuka e Ed Yong vencem a medalha Andrew Carnegie 2023
PublishNews, Redação, 1º/02/2023
Além de faturaram US$ 5 mil dólares como ganhadores, os vencedores também receberão suas medalhas oficiais durante evento em junho

Fotos: Divulgação dos autores
Fotos: Divulgação dos autores
A American Library Association anunciou que o livro The swimmers, de Julie Otsuka (Knopf), venceu a medalha Andrew Carnegie 2023 em ficção, enquanto An immense world: how animal senses reveal the hidden realms around us, de Ed Yong (Penguin Random House), levou para casa o prêmio de não-ficção. As decisões foram anunciadas no último domingo (29) na conferência LibLearnX da ALA, em Nova Orleans.

“Julie Otsuka prova ser uma mestra da voz narrativa, equilibrando de forma emocionante a incrível vitalidade da vida comunitária com os inúmeros desafios enfrentados por indivíduos e famílias dentro dessa comunidade”, disse Stephen Sposato, presidente do comitê de seleção do prêmio. “E, destacando-se durante uma recente era de ouro da escrita sobre a natureza, Ed Yong deslumbra com uma exploração profundamente ponderada dos muitos modos de percepção sensorial que a vida desenvolveu para navegar no mundo, escrita com um frescor estimulante.”

O Carnegie Awards, estabelecido em 2012 como o primeiro prêmio de um único livro da ALA para livros adultos, foi criado para refletir o “julgamento e a percepção de profissionais de bibliotecas e livreiros que trabalham em estreita colaboração com leitores adultos”. O prêmio, que inclui um prêmio em dinheiro de US$ 5 mil para os vencedores, tornou-se um dos mais cobiçados entre os autores. Os vencedores deste ano receberão suas medalhas durante um evento comemorativo no American Writers Museum em Chicago durante a Conferência Anual de 2023 da ALA, em junho.

[01/02/2023 11:00:00]