
Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record. A parceria possibilita a inserç ão dos livros na cadeia produtiva do mercado editorial. O vencedor de cada categoria tem sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora, com uma tiragem inicial mínima de 2,5 mil exemplares.
“Este ano é especial. Chegamos a 20 edições, um marco importante e que deve ser comemorado. Criamos o Prêmio em 2003 e de lá para cá se o projeto se consolidou como o principal do país para autores iniciantes. Esperamos ter novos recordes de inscritos em 2023 – no ano passado recebemos 1.632 trabalhos, sendo 844 em Conto e 788 em Romance”, comemora Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, em nota.
Os livros são inscritos no prêmio pela internet, gratuitamente, de forma anônima. Isso impede que os avaliadores identifiquem os autores, garantindo a imparcialidade no processo de avaliação. Os romances e coletâneas de contos são avaliados por escritores renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.
Entre os diversos vencedores do Prêmio Sesc, está o escritor Rafael Gallo, também vencedor da última edição do Prêmio Literário José Saramago.