
Com mais de 14 anos ininterruptos com a presença de autores e autoras portugueses no Festival e com a promoção da literatura brasileira em Portugal, o festival chama escritores para o evento, que vai ocorrer este ano de 29 de abril a 7 de maio.
Mesmo durante a pandemia, os intercâmbios culturais não deixaram de acontecer. Em 2021 em formato virtual e de forma inédita aconteceu a primeira Residência com a participação dos autores Teolinda Gersão e Joel Neto. A segunda, em 2022, foi presencial com o autor Afonso Reis Cabral durante o Flipoços em setembro.
Desta vez, foi definido pela curadoria do Flipoços, em conjunto com o Camões Brasília, o chamamento público que abre as inscrições dia 20 de janeiro somente para escritores e escritoras portugueses residentes em Portugal e que tenham uma obra editada no Brasil.
A Residência Literária integra um conjunto de iniciativas de divulgação das literaturas de língua portuguesa no Brasil e busca contribuir para o aprofundamento das relações literárias e culturais entre Portugal e Minas Gerais.