
Paraibano de 76 anos, Walter Carvalho, foi indicado pela comissão curatorial do Festival por ser um dos mais importantes representantes da fotografia brasileira e pelo currículo intenso de grandes feitos pela cultura do Brasil.
Walter é formado em design gráfico pela Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI). Desde 1972, atua como profissional da imagem: em fotografia, no cinema e na TV e é também membro da Academia (Oscar) de Cinema de Hollywood.
Como diretor de fotografia, foi responsável pelos filmes Lavoura arcaica, Abril despedaçado, Madame Satã, Central do Brasil, Amarelo manga, Terra estrangeira e Carandiru. Como diretor, fez os filmes Budapeste, Raul, o inicio o fim e o meio, Brincante, Um filme de cinema, Moacir Arte Bruta, entre outros. E como fotógrafo fez as novelas Renascer, Rei do gado, dentre outras.
Walter dirigiu ainda a novela Pantanal e atualmente dirige Travessia. É membro da Academia (Oscar) de Cinema de Hollywood. Como autor, Walter Carvalho, publicou Contrastes simultâneos, Fotografias de um filme, ambos pela Cosac Naify, e Walter Carvalho, fotógrafo, editado pelo Instituto Moreira Salles.
“O olhar do Walter dentro da fotografia brasileira, é um diferencial que marca a todos nós, conta Gisele Ferreira, curadora do Festival. “Ele tem o dom de nos mostrar as imagens que muitas vezes não percebemos. A presença do Walter Carvalho no Flipoços 2023 trará um despertar para as histórias por trás das imagens que é exatamente nosso objetivo com esse tema”.
A 18ª Feira Nacional do Livro e Festival Literário de Poços de Caldas acontece no Parque José Afonso Junqueira (estacionamento do Palace Hotel).