
"Celebro a iniciativa, é o mais importante edital desde a extinção do Programa Petrobras Cultural e a Literatura ficou de fora, simplesmente", postou a escritora Micheliny Verunschk, autora de O som do rugido da onça, um dos livros ganhadores do Jabuti no ano passado.
O Uol publicou uma matéria sobre como a Literatura brasileira foi celebrada em um clube de leitura em Paris. Desde março de 2022, o Clube de Leitura, organizado pela Embaixada do Brasil em Paris em parceria com a Livraria Portuguesa e Brasileira, reúne mensalmente entusiastas e curiosos da literatura brasileira.
As novidades nas publicações em 2023 tomaram a pauta no Valor. Entre os livros anunciados, o novo de Itamar Vieira Júnior, sem título divulgado ainda. Outro destaque da literatura nacional é Tati Bernardi, que deve lançar Meia vida, pela Fósforo. Micheliny Verunschk deve lançar seu novo romance pela Companhia, intitulado Caminhando com os mortos.
O Metrópoles publicou uma lista de quatro livros que vão virar filme em 2023. O portal GizModo falou sobre um livro infantil produzido em menos de 72h por aplicativos de inteligência artificial, intitulados ChatGPT e Midjourney. O portal Terra listou 10 livros infantis com mensagens de otimismo.
No Tangerina, também do Uol, saiu uma lista dos personagens mais populares da literatura nacional e internacional. Entre os nomes, Sherlock Homes, Harry Potter, Capitu, Macabéa, Frankenstein, Baleia e o vampiro Edward Cullen, de Crepúsculo.