Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá vai buscar espaço para a produção literária
PublishNews, Redação, 18/01/2023
Diversificado em sua essência, o Instituto conta com escritores premiados e membros de academias, que escrevem obras infantis, romances, ficção científica, poesias, entre outras

Domingo, dia 22 de janeiro, às 15h no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados (Rod. Amaral Peixoto – Maricá / RJ), ocorre o lançamento oficial do Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá. A cidade, berço turístico do Rio de Janeiro, sempre foi tema de canções, versos e prosas, além de ser o porto seguro de muitos fazedores de cultura. De crescente população, a cidade conta com talentosos escritores e artistas em geral.

Assim, pelo amor aos livros e à literatura, o Povo do Livro nasceu na mente e no coração do escritor Manoel Lago, em 2013, e em 2016 o coletivo nasceu oficialmente. Em 2019 foi produzida e lançada a Antologia crônicas & poesias de Maricá. No fim do mesmo ano, os membros se uniram para participar da 5ª Festa Literária de Maricá, evento que fortaleceu a união do Povo do Livro.

Com a pandemia, os muitos planos foram adiados, entretanto, o grupo produziu sua segunda Antologia. De lá para cá participaram de 5 edições da FLIM e ganharam novos membros. Em abril de 2021, Manoel Lago morreu em decorrência da covid-19.

Em 2022, parte do grupo original, em homenagem à memória do escritor e com o intuito de lutar por mais visibilidade e espaço para a produção literária da cidade criou, oficialmente, o Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá. O Instituto conta com 17 escritores, moradores da cidade ou que sejam ligados a ela em relação a sua trajetória literária.

Nascido para congregar escritores, o coletivo carrega uma gama de projetos a serem implantados ao longo do ano de 2023. Dentre os projetos, estão a criação de premiações literárias, a interação entre escritores e escolas, saraus, participações em eventos na cidade, entre outros.

[18/01/2023 11:00:00]