Carol Bensimon é a convidada de janeiro do Paiol Literário
PublishNews, Redação, 10/01/2023
Em sua primeira edição de 2023, o Paiol receberá a escritora porto alegrense hoje (10) às 19h30, com a condução de Rogério Pereira e transmissão ao vivo no Youtube

Marco Antonio Filho/Divulgação
Marco Antonio Filho/Divulgação
O terceiro encontro desta temporada do projeto Paiol Literário, primeiro de 2023, recebe a escritora Carol Bensimon, nesta terça-feira (10), às 19h30. A entrevista será conduzida pelo escritor e editor do jornal Rascunho, Rogério Pereira, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Paiol no Youtube.

Carol Bensimon nasceu em Porto Alegre em 1982. Seu primeiro romance, Sinuca embaixo d’água (2009), foi finalista do Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura. Também é autora de Todos nós adorávamos caubóis (2013) e O clube dos jardineiros de fumaça (2017), vencedor do prêmio Jabuti de Melhor Romance. Diorama é seu romance mais recente. Todas as obras foram publicadas pela Companhia das Letras. Os livros de Bensimon foram traduzidos nos EUA, na França, na Itália, na Espanha e na Argentina. É mestre em escrita criativa pela PUCRS. Vive em Mendocino, na Califórnia (EUA).

O projeto do Paiol Literário é realizado desde 2006 pelo jornal Rascunho, realizando conversas com diversos autores brasileiros. Em 2023, a iniciativa continua, e conta com o patrocínio do Itaú via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além de Andréa Del Fuego (entrevistada em novembro) e Natalia Borges Polesso (entrevistada em dezembro), os próximos convidados são Edney Silvestre (fevereiro/23), Jarid Arraes (março/23) e Tatiana Salem Levy (abril/23).

O projeto é conhecido como um vasto panorama da literatura brasileira, traçado a partir da experiência de seus escritores. “O Paiol Literário é também uma forma de preservar a memória cultural do país”, afirma Rogério Pereira.

Nos últimos 15 anos, já passaram pela sabatina do Paiol Literário 80 escritores brasileiros contemporâneos, como João Ubaldo Ribeiro, Ana Maria Machado, Moacyr Scliar, Marina Colasanti, Julián Fuks, entre outros. Todos os encontros são iniciados com a pergunta: “qual é a importância da leitura e da literatura na vida cotidiana?”. Cada entrevista é transcrita, editada e publicada nas versões impressa e on-line do Rascunho, assim como no site do projeto. Em parceria com o Itaú Cultural, as conversas também são veiculadas em formato podcast.

[10/01/2023 09:00:00]