Streaming: veja 8 livros que serão adaptados nas plataformas em 2023
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 04/01/2023
Com a chegada de mais um ano de lançamentos de filmes e séries, as telas dos streamings ficarão ainda mais cheias de histórias da literatura nacional e internacional

Para os fãs infatigáveis de adaptações de livros para séries e filmes, o ano de 2023 promete lançamentos de filmes e séries que movimentarão os streamings. Eles começam nesta quarta-feira (4) com o lançamento da aguardada A vida mentirosa dos adultos, série inspirada em obra de Elena Ferrante, na Netflix.

Em 2022 houve também grande movimentação no setor, com sucessos como House of the Dragon (do mundo literário de Game of Thrones) produzido pela pela HBO Max; O Senhor dos Anéis: Os anéis de poder, na Amazon Prime Video; The handmaid’s tale, no Paramount+; e Bridgerton, com sua segunda temporada batendo recordes na Netflix. Mas 2023 promete mais aos leitores e o PublishNews reuniu uma lista de oito obras que serão adaptadas nos streamings neste ano.

1. A vida mentirosa dos adultos, de Elena Ferrante (Netflix)

Após o sucesso da adaptação de A filha perdida na Netflix, outra obra de Elena Ferrante chega à plataforma de streaming. Baseado no romance homônimo publicado pela Intrínseca em 2020, a série A vida mentirosa dos adultos estreia nesta quarta-feira (4), com Valeria Golino e Giordana Marengo nos papéis principais. A produção de seis episódios é dirigida por Edoardo De Angelis e tem roteiro assinado por Laura Paolucci, Francesco Piccolo e pela própria autora, cuja identidade é mantida em segredo.

A história gira em torno das descobertas perturbadoras da protagonista, Giovanna, a respeito da vida adulta. Aos 12 anos, ouve o pai dizer que ela é feia e, pouco tempo depois, ele deixa a família e o confortável apartamento no centro de Nápoles para nunca mais voltar. Os encontros com a tia Vittoria são o ponto de partida para o embate com inúmeras questões existenciais, que de certa forma preparam a passagem de Giovanna para a vida adulta. Nessa busca solitária, ela se defronta com os erros e pecados cada vez mais aparentes de pais outrora perfeitos e o despertar da própria sexualidade. Ao longo dos anos, acompanhamos os percalços da transição da infância protegida de Giovanna para uma adolescência exposta às complexidades daqueles que a cercam, evocando também a possibilidade de levar a vida adulta como nenhuma outra mulher fizera até então. Um romance sobre transições, paixões e descobertas.


2. Assassinos da Lua das flores, de David Grann (Apple TV+)

Adaptado por Martin Scorsese, um dos maiores diretores da atualidade, Assassinos da Lua das flores será lançado pela Apple TV+ ainda sem data definida. O filme tem a história do elogiado best-seller de David Grann publicado no Brasil pela Companhia das Letras, é ambientado em Oklahoma durante a década de 1920 e retrata o assassinato em série dos membros da nação Osage, ligada ao petróleo, no que ficou conhecido como “reino do terror". Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio estrelam os papéis principais.

3. Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan (Disney+)

A tão aguardada série baseada nos livros de Rick Riodan publicados pela Intrínseca finalmente terá data de estreia na Disney+. Durante uma entrevista com GoErie, Walker Scobell, que dará vida ao Percy na adaptação, revelou que Percy Jackson e os Olimpianos pode chegar no final de 2023, e não mais em 2024. Além de Scobell, Aryan Simhadri foi escolhido para interpretar Grover Underwood e Leah Sava Jeffries interpretará Annabeth Chase. A novidade de um elenco mais diverso tem agradado os fãs, que esperam ansiosamente por mais notícias da saga.

4. Daisy Jones & the Six, de Taylor Jenjins Reid (Prime Video)

Uma das adaptações mais aguardadas do ano está cada vez mais próxima. A Prime Video divulgou as primeiras imagens oficiais de Daisy Jones & The Six, livro publicado pela Paralela no Brasil, e anunciou que a data de estreia da série será em 3 de março deste ano. O enredo do livro acompanha a história da banda fictícia The Six, da cantora Daisy Jones, que fizeram um sucesso impressionante nos anos 1970. A drama gira em torno do mistério do real motivo para terem, inesperadamente, se separado. Os protagonistas Daisy Jones e Billy Dunne são interpretados por Riley Keough e Sam Claflin. Já Camila Morrone é Camila Dunne e Nabiyah Be vive Simone Jackson.

5. Um ano inesquecível, de Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Babi Dewet e Bruna Vieira (Prime Video)

Adaptando as histórias escritas pelas quatro autoras e publicadas pela Gutenberg, a Prime Video estreia o primeiro filme do livro homônimo Um ano inesquecível em 2023. Serão quatro filmes no total, contando as histórias do livro, que se passam durante as quatro estações do ano. Outono é o primeiro, seguido por Inverno, Primavera e Verão. A produção é de Rodrigo Montenegro e Mara Lobão, da Panorâmica, e os roteiros tiveram consultoria do autor Marcelo Saback e do diretor Vince Marcello (da franquia A barraca do beijo).

6. Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuiston (Prime Video)

Vermelho, Branco e Sangue Azul, romance LGBT de Casey McQuiston publicado pela Seguinte, ganhará uma adaptação pela Amazon Prime Video que deve estrear ainda esse ano. Segundo a Variety, Taylor Zakhar Perez e Nicholas Galitzine viverão respectivamente Alex e Henry no filme. A história conta como um acidente no casamento real faz com que Alex e Henry tenham que criar uma mentira para não causar tensões políticas (ou na imprensa). Próximos por conta deste esquema, eles acabam se tornando amigos e superando velhos rancores, até que uma paixão intensa surge disso — algo que pode abalar tanto a política britânica e estado-unidense. A direção do filme fica por conta de Matthew López, também responsável pelo roteiro. Berlanti/Schechter Films comandará a produção, enquanto Michael McGrath, será o produtor executivo do filme, função que divide com Matthew López e Casey McQuinston.

7. Mentirosos, de E. Lockhart (Prime Video)

O livro Mentirosos, sucesso no TikTok publicado pela Seguinte, ganhará uma adaptação em 2023 feita pela Amazon, ainda sem data de estreia. Por enquanto, só o roteiro tem nome: será de Julie Plec, a mesma roteirista de The Vampire Diaries. A história é da família Sinclair, onde ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira. Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

8. Tartarugas até lá embaixo, de John Green (HBO MAX)

A trama de Tartarugas até lá embaixo, publicada no Brasil pela Intrínseca, acompanha Aza Holmes, uma menina de 16 anos que decide investigar o paradeiro de um bilionário desaparecido misteriosamente. Aza faz de tudo para agir como uma grande detetive, enquanto tenta também ser uma boa filha, amiga e aluna. Paralelamente, ela precisa ainda encontrar formas de lidar com seu transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Por enquanto, o elenco conta com J. Smith-Cameron, Poorna Jagannathan, Maliq Johnson, Isabela Merced, Cree Cicchino, Feliz Mallard e Judy Reyes. O filme terá direção de Hannah Marks, a partir e um roteiro adaptado por Isaac Aptaker e Elizabeth Berger. Ainda não há data de lançamento, mas a adaptação é prevista para estrear ainda em 2023.

Tags: streaming
[04/01/2023 10:00:00]