Biografia íntima de Pelé será lançada na França
PublishNews, Redação, 03/01/2023
Um retrato da história do Rei do Futebol, que faleceu dia 29 de dezembro, será publicado no próximo 12 de janeiro pela Solar, escrita por Stéphane Cohen

A Solar, editora francesa, lançará ainda neste mês uma biografia íntima do Rei Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro em São Paulo. Considerado o melhor jogador da história, o único a ter conquistado três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), o ex-jogador brasileiro morreu aos 82 anos. Sua morte ocorreu poucas semanas antes da publicação de Pelé por Stéphane Cohen. A obra fará malabarismos entre a figura pública de sucesso e o humano atormentado, pai de uma filha que morreu prematuramente e de um filho envolvido no tráfico de drogas.

Ainda sem data para lançamento no Brasil e tradução em português, o livro é considerado um relato sobre a vida do Rei e os vários lados da lenda. Pelé, tricampeão mundial, arcanjo do "jogo bonito", tão grande quanto os Papas e os Chefes de Estado em sua época de glória, era um homem do qual pouco se sabia. Chamava-se Edson Arantes do Nascimento, sua mãe o apelidou de Dico. Nunca deixou de o recordar em numerosas entrevistas ou nas suas autobiografias: Pelé é outro, uma armadura, uma máscara que muitas vezes lhe permite evocar a sua vida na terceira pessoa. Longe do orgulho excessivo, esse artifício sempre lhe ofereceu uma distinção de conforto entre sua vida pública e sua vida privada.

Disponível também para a compra de sua versão em e-book na Amazon a partir do dia 12 em francês, o livro é uma viagem da casa do jogador, nascido em Minas, que embarcou em uma turnê mundial por estádios e público encantado que durou a vida toda. Observador das convulsões do planeta e dos desafios da infância, viveu grande parte de sua vida em São Paulo, rodeado da família e não muito longe do estádio Vila Belmiro, onde fez história. Pela primeira vez, um livro conta o verdadeiro Pelé, aquele que tanto chora quanto ri, que amava música e mulheres e que nunca deixará de ser o pai de todas as crianças apaixonadas por uma bola.

Tags: Pelé
[03/01/2023 11:00:00]