Exposição virtual reúne trabalhos de cartunistas sobre Pelé
PublishNews, Redação, 05/01/2023
Cartuns, charges e caricaturas estão disponíveis para visualização no site da HQMIX em mostra organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil

Desenhos de Maurício de Sousa, Manga e Dálcio Machado
Desenhos de Maurício de Sousa, Manga e Dálcio Machado
Uma mostra virtual organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) já conta com mais de 100 trabalhos de cartunistas em homenagem a Pelé. “LOVE: Pelé pelos craques do traço” está disponível no site HQMIX com cartuns, charges e caricaturas de Pelé.

São trabalhos de desenhistas como Dálcio, Mauricio de Sousa, Paffaro, Fernandes, Baptistão, Manga, entre muitos outros.

Pelé sempre reconheceu a importância das charges e caricaturas em sua vida de jogador. Em um texto seu, publicado na abertura do livro Gol de Bico – Brasil nas Copas (Panini, 2013), de JAL e Gualberto Costa, Pelé escreve: "Um dia, já profissional e com um nome no Santos, ouvi um locutor dizer no rádio que eu desenhava bem as jogadas, os dribles e, principalmente, os gols. Então, de certa forma, cheguei à conclusão de que também sei desenhar. Só que com os pés. Isso só demonstra que as artes do futebol e do traço estão próximas. E que as caricaturas e charges que aparecem na imprensa, antes e depois dos jogos, são parte do espetáculo do futebol. Sem elas, ficaria tudo muito menos alegre e emocionante.”

Curador da mostra, o cartunista e presidente da ACB, José Alberto Lovetro (JAL), complementa, em nota: "A história do futebol passa pelas mãos desses cartunistas, e Pelé é um dos mais homenageados pelos artistas nesse esporte que é paixão entre os brasileiros.” A ACB completa 35 anos em 2023.

Segundo a produção, a exposição não tem data para encerrar e será atualizada com outros cartuns sendo incorporados ao site.

[05/01/2023 10:20:00]