
São trabalhos de desenhistas como Dálcio, Mauricio de Sousa, Paffaro, Fernandes, Baptistão, Manga, entre muitos outros.
Pelé sempre reconheceu a importância das charges e caricaturas em sua vida de jogador. Em um texto seu, publicado na abertura do livro Gol de Bico – Brasil nas Copas (Panini, 2013), de JAL e Gualberto Costa, Pelé escreve: "Um dia, já profissional e com um nome no Santos, ouvi um locutor dizer no rádio que eu desenhava bem as jogadas, os dribles e, principalmente, os gols. Então, de certa forma, cheguei à conclusão de que também sei desenhar. Só que com os pés. Isso só demonstra que as artes do futebol e do traço estão próximas. E que as caricaturas e charges que aparecem na imprensa, antes e depois dos jogos, são parte do espetáculo do futebol. Sem elas, ficaria tudo muito menos alegre e emocionante.”
Curador da mostra, o cartunista e presidente da ACB, José Alberto Lovetro (JAL), complementa, em nota: "A história do futebol passa pelas mãos desses cartunistas, e Pelé é um dos mais homenageados pelos artistas nesse esporte que é paixão entre os brasileiros.” A ACB completa 35 anos em 2023.
Segundo a produção, a exposição não tem data para encerrar e será atualizada com outros cartuns sendo incorporados ao site.