
Somente a Biblioteca Quindim emprestou mais de 16 mil livros que foram levados para casa por famílias. Além disso, foram mais de 1,8 mil crianças e jovens de 25 instituições de ensino que visitaram o Instituto e outras 15,9 mil contempladas pelas atividades desenvolvidas pela entidade em 32 escolas. Todo esse contexto, explica o presidente do Instituto de Leitura, Volnei Canônica, corrobora o propósito do ILQ.
O Quindim, entidade privada sem fins lucrativos e reconhecida como de utilidade pública de Caxias do Sul pela Lei Municipal nº 5.861/2020, conta atualmente com 945 associados. Conforme explica o presidente, o Instituto nasceu como Centro de Leitura Quindim no dia 14 de setembro de 2014 e tem por missão garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas de serviços públicos no Brasil e no Exterior.
“Somos incansáveis em manter nossa missão. Novos projetos e mais crianças e jovens foram atendidas em 2022. Tudo isso com muito esforço de uma equipe incrível e com o apoio da sociedade e do poder público. Desejamos que em 2023 o Instituto Quindim possa continuar com esta força e que mais parceiros se juntem à entidade", convida o presidente.
A estrutura do ILQ é composta por uma Biblioteca infantil e juvenil de referência no Brasil, um Centro de Estudos e Pesquisas, um ateliê de artes e uma livraria. O somatório do resultado das atividades da instituição supera as 23,7 mil pessoas que participaram de forma presencial e mais de 12,9 mil pessoas de maneira on-line. Além disso, Volnei Canônica lembra do alcance das ações do Instituto, que ultrapassam a fronteira do Brasil. Isso porque as redes sociais têm mais de 20,3 mil seguidores no Instagram e mais de 2,6 mil inscritos no canal do YouTube.
Confira aqui as programações do ILQ para 2023.