Publicidade
Publicidade
Destaques da Área Indie no mês de dezembro
PublishNews, Redação, 21/12/2022
Dois livros publicados pela Uiclap, startup de autopublicação de livros impressos, e o primeiro romance de Fabiana C.O.

O PublishNews publica mensalmente a Área Indie, espaço que reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Neste mês, são três destaques.

Um deles é o primeiro livro da fonoaudióloga Patrícia Faro, intitulado SOS Fono - Manual Prático de Pesquisa - Vol. 1. Especialista em fonoaudiologia clínica e hospitalar, gestão empresarial com perspectiva fonoaudiológica e formada pela PUC de São Paulo, Patrícia vem ministrando cursos e palestras sobre fonoaudiologia estética da face e motricidade orofacial em congressos, jornadas e faculdades da área.

Capa do livro 'SOS Fono - Manual Prático de Pesquisa - Vol. 1’
Capa do livro 'SOS Fono - Manual Prático de Pesquisa - Vol. 1’

O livro é o primeiro manual de uma série voltada a facilitar o acesso a respostas práticas, que agilizam a pesquisa dos profissionais com uma linguagem simples e rápida, para que os fonoaudiólogos possam prestar atendimento de qualidade e com eficiência. O objetivo da autora é dividir o saber, fazendo com que a fonoaudiologia se torne algo mais fácil, viável, possível, e sempre realizada com muita responsabilidade.

O trabalho, voltado a estudantes e profissionais da área, é uma estruturação dos cursos ministrados no Brasil e no exterior por Patrícia.

Capa do livro 'O diário de Ayron - Entre perigos e ciladas'
Capa do livro 'O diário de Ayron - Entre perigos e ciladas'

A obra O diário de Ayron - Entre perigos e ciladas, publicada pela Uiclap, é escrita por Wanderson Dutch, escritor, poeta existencialista, filósofo e professor. Conta a história de Ayron Schneider, um jovem estudante do curso de psicotecnologia (ciência que estuda o aspecto psicológico da inteligência artificial dos robôs) em uma renomada universidade particular de São Paulo. Nasceu em berço de ouro no bairro de Alto de Pinheiros, porém, para ele, é difícil aceitar as relações comerciais de seus pais, principalmente os seus interesses sociais, que na visão dele são alicerçados na velha ética egocêntrica que só beneficia indivíduos específicos. Os subjugados, isto é, o povo, continuam sendo designados simplesmente à escravidão e à prestação de serviços subalternos.

Em 2043, o mundo passa a viver o início de um novo período de reorganização em suas instituições públicas e privadas; isso acontece por meio das inovações robóticas na convivência entre os humanos. Há máquinas super avançadas para quase tudo, até para atendimento das satisfações sexuais. Para quem tem poder financeiro, morrer não é mais um problema desesperador, a técnica promete o caminho para a imortalidade desejada.

Em meio às conformidades e barbaridades sociais, Ayron levanta-se contra tudo e contra todos, destacando- se como uma figura notável de sua época. Contudo, como um anti-herói, ou seja, aquele que não pretende apresentar fórmulas engessadas para a sociedade seguir. Predestinado tal como um estraga prazeres, o acusador que expõe as provas, o sujeito que só veio para acabar com a vida forjada que a humanidade criou para si e que, por sua vez, acarretou o aprisionamento de milhões de pessoas à ilusão; aquele que rasga mais uma vez o véu de mentiras da sociedade envenenada por sua sede de querer dominar e fazer escravos inteligentes a qualquer custo.

Nascido em Itamarajú, na Bahia, Wanderson Dutch destacou-se com a obra, na qual retrata observações sobre a escravidão moderna. O sucesso em vendas levou-o a receber o troféu de Escritor Best-Seller na 26º Bienal do Livro de São Paulo, onde o livro ficou exposto durante todo o evento, no estande da Uiclap. Em suas redes sociais, o escritor enfrentou a remoção de sua página "Martelo de Nietzsche", sem explicações; mas segue com a missão, em seu perfil pessoal, de propor debates filosóficos sobre política, comportamento, figuras históricas, nosso papel em sociedade e as muitas faces da história como ponto de observação.

Capa do livro 'Sra.Capa'
Capa do livro 'Sra.Capa'

O terceiro destaque do mês ficou com o livro Sra. Capa, primeiro livro de Fabiana C.O. O livro é intenso. É simples, direto e emocionante, mas atinge a todos através do relacionamento de uma mãe e uma filha, Ana e Sol, e nos traz questionamentos sobre o que é ser uma mulher e o papel de uma capa nos ombros de quem a usa.

Cada capítulo leva a reconstruir suas referências sobre a posição da mulher e seu inevitável papel de heroína. Linha por linha a história é criada e procura mostrar a complexidade do que é ser mulher dentro de casa e na sociedade, acompanhando dores, trocas e muito amor envolvido na relação entre mãe e filha. É um livro que rasga os segredos da vida e tira aos poucos as camadas da alma. Sra. Capa faz pensar em como olhamos para nós mesmas e como percebemos outras mulheres.

Fabiana C.O., é uma menina que sonhou em deixar algo para o mundo e acredita na força da empatia e do amor. É idealizadora do projeto Eu posso ser você, que tem como principal objetivo mostrar a importância do autoconhecimento e amor-próprio para mulheres de todas as idades. Mãe, curiosa, detalhista, estudante de filosofia e autoconhecimento pela PUC/RS e motivada a contribuir e mudar o mundo através das palavras e histórias. Paulista, nascida em 1986, é formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. É palestrante, voluntária e organizadora de rodas de conversas sobre depressão e importância do autoconhecimento feminino.

Para saber como participar da seção Área Indie, escreva para a Karina Lourenço, no e-mail karina@publishnews.com.br.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Livro costura ficção e realidade, levando o leitor a refletir sobre dilemas pessoais, políticos e coletivos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
A literatura é sempre uma expedição à verdade.
Franz Kafka
Escritor tcheco
(1883-1924)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar