
Implementadas no Paraná, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Porto Amazonas, as bibliotecas construídas dentro dos canteiros de obra disponibilizam mais de 150 exemplares entre livros, revistas e histórias em quadrinhos, que podem ser lidos nos intervalos de trabalho ou em casa, engajando a leitura em família.
“Temos acompanhado o fluxo de empréstimos dos livros e estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto. Muitos funcionários levam exemplares para casa e essa é a essência do projeto: impactar positivamente os colaboradores e a comunidade. Quanto mais pessoas desfrutarem dessa iniciativa, melhor”, celebra o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira, em comunicado.

Emily Regina Alves dos Santos trabalha em uma obra de Maringá e relata que, logo nos primeiros dias de implantação do projeto, 25 livros já haviam sido emprestados. Ela, que atua na limpeza geral, diz que os livros infantis garantem bons momentos de lazer e relaxamento. “Ajuda a distrair e a esquecer um pouco das tarefas do dia a dia porque a gente passa a focar só no livro. As histórias infantis são as minhas preferidas”, conta.
Já Bryan Lucas Ribeiro Gaya, que trabalha no almoxarifado, prefere os livros de ficção e as biografias. “Quem olha uma obra do lado de fora não imagina que tem um espaço como esse, que nos permite mergulhar em tantas histórias e adquirir novos conhecimentos”, diz.
Os títulos disponibilizados integram o acervo do Instituto e são voltados para as realidades profissional e pessoal dos colaboradores, como biografias, literatura brasileira, infantil e internacional, autoajuda, gestão, entre outros.