Publicidade
Publicidade
Livros infantis e a formação de leitores
PublishNews, Redação, 05/12/2022
Podcast do PublishNews recebe editores e autores de livros infantis em um panorama da produção e edição do gênero no Brasil

A Casa PublishNews na Flip 2022 trouxe vários temas muito relevantes da nossa indústria, e aqui no Podcast vamos trazer alguns desses debates na forma de episódios extras.

Nesta segunda-feira (5), vamos conversar sobre um dos temas mais importantes do mercado editorial, aquilo que nos fez leitores e o que garante o nosso futuro, enquanto mercado mas também enquanto nação: Livros infantis e a formação de leitores. Participam conosco:

  • Vagner Amaro (fundador e Publisher da editora Malê)
  • Flávia Reis (autora da nVersinhos Editora)
  • Sandra Trabucco Valenzuela (autora da nVersinhos)
  • Otávio Prado Alabarse (autor da Bella Editora)
  • Sheila Ribeiro (autora da Bella)
  • Mediação é de Cristiane Mateus (Publisher da Maralto Edições)

"Quando a gente fala em literatura infantil, em livros para crianças e formação de leitores, a gente tem um mercado muito vasto de produção", comentou Cristiane, na abertura da conversa. "Fora os livros didáticos, que são sempre a maior produção de livros no país, os infantis sempre aparecem em segundo lugar. Essa produção tão vasta cria certa dificuldade: o que é um livro infantil de qualidade? Quando falamos em formação de leitores, estamos fazendo uma aposta de literatura".

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
As convidadas do episódio são as livreiras Letícia Bosísio, sócia da Janela Livraria, e Fran Junqueira, da Ceci Livraria e editora da Tigrito, que estão com novidades
O episódio dessa semana foi até a Sala Tatuí conversar com Beto Ribeiro, sócio administrador da Livraria Simples, e João Varella, da Lote 42
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
Os melhores livros são aqueles que os leitores gostariam de ter escrito.
Blaise Pascal
Físico e matemático francês (1623-1662)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar