
De 2.001 pessoas de 16 a 25 anos questionadas pela organização em outubro no Reino Unido, mais de 60% dos entrevistados afirmou que nunca escolheria esses livros sem as recomendações da rede. Essa informação reafirma que o TikTok pode, e já está, ditando tendências no mercado editorial. Os profissionais de marketing das editoras devem ficar atentos com essa mudança, que já acontecia antes, mas agora parece ter deslanchado de vez.
Os influencers, grandes responsáveis por essa onda de sucesso, compartilham cada vez mais a #BookTok. Na pesquisa, a PA descobriu que 38% dos jovens indicam a hashtag para contatos, como amigos e família, que querem seguir alguma rede focada em literatura. Isso significa que o crescimento desta plataforma está em um caminho ainda maior, com um potencial de atingir pessoas mais velhas e um público que não acompanha o mercado editorial.
Dan Conway, executivo-chefe da Publishers Association, disse: “É ótimo ver que o fenômeno BookTok está despertando o amor pela leitura entre os jovens. A leitura pode ser muito benéfica para a saúde e a felicidade e é uma forma de todas as idades se conectarem em torno de interesses comuns”.
"A máquina de vender livros", um apelido um tanto ousado, mas verdadeiro, para o TikTok, já foi responsável por esgotar diversos títulos em livrarias brasileiras. Acompanhamos a Lista de Mais Vendidos ser dominada por livros indicados nas redes, desde Colleen Hoover ao título Um de nós está mentindo. O PublishNews está cobrindo a evolução do TikTok. Para ver nossas matérias sobre o assunto, clique aqui.