
A campanha está no ar até 20 de dezembro e a meta é chegar a R$ 100 mil – até agora, foram atingidos 23% do objetivo. As contribuições começam com R$ 10 e vão até R$ 8.990, valor que contempla anúncios nas versões impressa e digital do Rascunho. Por R$ 89, o leitor faz uma assinatura semestral do jornal e leva um conto inédito de Luiz Ruffato.
“Somos um grupo colaborativo, entre professores, escritores, ilustradores e outros profissionais. Obviamente, tivemos a pandemia que nos trouxe grandes problemas financeiros. Temos uma estrutura física para manter o Rascunho no dia a dia, são custos elevados todos os meses. Essa campanha é para tentar fortalecer o Rascunho e buscar recursos para que a gente possa chegar fortalecidos aos 23 anos de jornal, entregando literatura aos nossos leitores”, explica o jornalista Rogério Pereira, no vídeo gravado para a campanha.
O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000 por Pereira. Com sede em Curitiba e distribuído para todo o Brasil e exterior, é uma das principais referências no país quando o assunto é jornalismo de literatura. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção, ilustrações e HQs, abordando a produção dos principais nomes da literatura brasileira e estrangeira. O jornal também é distribuído em bibliotecas e outros projetos de leitura comunitária, contribuindo na divulgação da literatura brasileira.