Para conhecer (e reconhecer) Maria Firmina dos Reis
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 23/11/2022
Esse ano, a Festa Literária Internacional de Paraty tomou um grande passo para a aplaudir a escritora, autora homenageada dessa 20ª edição

Não se sabe quando Maria Firmina dos Reis nasceu exatamente, assim como quando será reconhecida com a importância que merece. Esse ano, a Festa Literária Internacional de Paraty tomou um grande passo para a aplaudir a escritora, autora homenageada dessa 20ª edição. Nas ruas de Paraty e na programação da Festa, ela será lembrada por suas obras e sua resistência.

Também educadora, Maria Firmina lançou seu primeiro romance, Úrsula, em 1859, quando tinha por volta de 37 anos. A genialidade só veio a ser reconhecida após anos de apagamento, ganhando atenção dentro e fora do Brasil por sua valentia nas palavras e na leitura histórica de suas obras.

A homenagem a ela vem em bom momento, tanto pela qualidade de sua produção em diversos gêneros, como pelo fato de que por bastante tempo ela ficou à margem da história canônica da literatura brasileira.

Com a honraria, várias editoras publicaram alguns dos títulos, contos e histórias de Maria Firmina. O PublishNews selecionou algumas dessas obras na lista a seguir:

Ursula
Ursula

1 – Úrsula – publicado pela Uniclap em novembro deste ano. Nessa obra, que republica o primeiro livro da autora, a autora é responsável pelo primeiro romance abolicionista do país, sendo anterior às poesias de Castro Alves e ao As vítimas-algozes de Joaquim Manoel de Macedo.

A escrava
A escrava

2 – A escrava – Em 11 de março de 2022, celebraram-se os 200 anos do nascimento da escritora Maria Firmina dos Reis, autora deste conto " A escrava", publicado em 1887 na Revista Maranhense. Nessa versão, pela editora Pop Stories, o enredo tem por espaço um salão requintado em que membros da alta sociedade conversam sobre vários temas, até que um deles, elemento servil, acaba monopolizando o debate. É quando entra em cena uma senhora e emerge a narrativa central do conto.

7 melhores contos - autores negros
7 melhores contos - autores negros

3 – 7 melhores contos - autores negros – A coleção traz o melhor da literatura negra, organizada em antologias temáticas. Neste volume, trazemos uma seleção de contos de autores negros do Brasil. Além dos contos de nomes como Maria Firmina dos Reis e Lima Barreto, neste livro você também encontrará poesia e ensaios, como do abolicionista José do Patrocínio.

Úrsula – comentários de Roberta Flores Pedroso (clássicos comentados)
Úrsula – comentários de Roberta Flores Pedroso (clássicos comentados)

4 – Úrsula – comentários de Roberta Flores Pedroso (clássicos comentados) – Pela editora Edufma, o clássico Úrsula tem comentários com especialistas, como Roberta Flores Pedroso.

Úrsula - Uma História em Quadrinhos
Úrsula - Uma História em Quadrinhos

5 – Úrsula - Uma História em Quadrinhos – com roteiro de Iramir Araújo, arte de Rom Freire e Ronilson Freire, adapta o romance homônimo, escrito por Maria Firmina dos Reis e publicado em 1860, em que a autora dava voz e protagonismo a personagens negros, denunciava a escravidão, e, principalmente, marcava a escritora como a primeira mulher a publicar um romance no Brasil. Entretanto, após sua morte, toda a biografia e obra de Maria Firmina foram relegadas ao esquecimento. Uma lacuna na literatura maranhense e brasileira que se estendeu por mais de cem anos. Úrsula em quadrinhos (Sete Cores/Edição do autor) não apenas faz uma bela adaptação para os quadrinhos de uma obra vanguardista, como também contribui para que toda uma uma geração tenha conhecimento da força de uma mulher que rompeu convencionalismos e se imortalizou na história com seu talento e coragem.

[23/11/2022 12:04:00]