Nova Fronteira lança coleção com sete livros de Rubem Fonseca
PublishNews, Redação, 22/11/2022
Primeiro título é 'O cobrador', reunião de contos que estava esgotada desde 2013, já disponível; outras três ou quatro obras serão publicadas em 2023

A editora Nova Fronteira anunciou o lançamento de uma nova coleção de livros de Rubem Fonseca, com suas sete principais obras. O primeiro título, O cobrador, já está disponível, e coloca de volta às livrarias um clássico da literatura nacional esgotado desde 2013. A nova edição tem um prefácio inédito do escritor Marçal Aquino e um posfácio já conhecido do jornalista Sergio Augusto.

Indicado pela família do escritor, o artista Daniel Trench assina a nova identidade visual da coleção, que teve como inspiração, segundo a editora, as ruas antigas do Rio de Janeiro. “A escrita do Rubem Fonseca se dá na chave realista. Seus personagens mundanos são descritos de forma seca, direta, sem firulas ou volteios. Outra característica importante é o papel que as cidades têm na construção das narrativas — é no ambiente urbano que as histórias se desenrolam. Partindo desses princípios, imaginei que as capas da nova coleção poderiam fazer uma referência ao universo urbano, mas sem recorrer ao registro fotográfico — e assim se diferenciar dos projetos anteriores. Para isso, adotamos uma tipografia super condensada, dessas que vemos nos cartazes que são colados nos postes e muros que nos cercam, nas fachadas das lojas populares, nos panfletos que nos chegam à mão a cada esquina”, conta Trench, em comunicado.

O cobrador foi publicado em 1979 e segue um dos mais conhecidos livros de contos de Rubem Fonseca. A nova coleção de Rubem Fonseca na Nova Fronteira terá mais três a quatro títulos relançados em 2023.

[22/11/2022 09:00:00]