
Os primeiros livros são: Caderno de costuras, de Bianca Ramoneda (poemas); Não há nada, de Rodrigo Batista (contos) e uma nova edição de Este é um livro sobre o amor, de Paula Gicovate.
O conceito do novo selo é o “slow publishing”. “A gente pensou muito sobre isso, porque estamos em um mercado muito forte, com muitos lançamentos todo mês, eu entendo, é um ritmo de edição e produção acelerado”, explica a editora Martha Ribas ao PublishNews. Experiente no mercado editorial, com passagens por diversas editoras de diferentes tamanhos, Martha criou nos últimos anos, com as sócias, a Janela Livraria (no Jardim Botânico) e a editora mapa lab, cuja união agora forma o novo selo.
“Foi muito importante ser livreira, mudou minha visão do que é ser editor, me deu uma dimensão do 1 a 1. Isso muda um pouco o jogo, muda a dimensão e o ritmo. Não queremos disputar e brigar por espaço com grandes editoras, mas queremos sim outra maneira de ver cada livro. Ao mesmo tempo, acreditamos na sustentabilidade e no modelo de negócio fora dessa lógica corporativa. O mundo tem mudado aceleradamente, e não se trata de voltar no tempo, mas sim encontrar um novo tempo no tempo que estamos vivendo”.
Para auxiliar nas contas e desenvolver um plano estratégico de negócios, o selo conta com a consultoria Papo de Valor, de Goiânia, com uma equipe formada também somente por mulheres. “Queremos desenvolver um modelo sustentável. Somando nossos olhares e nossas experiências com essa consultoria também ‘slow’, alcançamos um sistema de acompanhamento e controle de índices, dentro de uma viabilidade, que nos contempla também. Obviamente, o faturamento é muito necessário, todo mundo entende que isso é fundamental e necessário. Mas gostaria que mais editoras conseguissem pensar sua lógica”, reflete Martha.
Criação da Janela + mapa lab
Quando o jovem livreiro Rodrigo Batista, querido por todos que frequentam a Janela no Jardim Botânico, começou a mostrar para Martha e as outras sócias textos esparsos digitados na tela do celular ou mesmo no computador da livraria, durante as lacunas do dia, veio a ideia de editar e publicar seu livro – e com isso a criação do novo selo. “Fizemos o trabalho editorial com muito cuidado, mudamos a ordem do textos dele, pedimos para ele ajustar, fizemos projeto gráfico. Vivemos o projeto com muita intensidade, e todas juntas. Nossa ideia não é competir (diretamente com as grandes editoras), mas criar um núcleo de afetos em torno da livraria”, explica Martha.
As outras autoras que agora lançam seus trabalhos pela Janela + mapa lab – Paula Gicovate e Bianca Ramoneda – também participam de alguma forma do cotidiano da loja, seja em eventos e cursos, ou mesmo usando o espaço como local de convivência.
Para o primeiro semestre de 2023, o selo vai realizar um concurso literário para identificar e publicar obras inéditas e atuais de novos autores do Rio de Janeiro.
Fundada no final de 2019, a mapa lap foi concebida pelas editoras Ana Paula Costa, Camila Perlingeiro e Martha Ribas como uma multiplataforma editorial. A Janela Livraria, inaugurada às vésperas da pandemia no Jardim Botânico e comandada por Leticia Bosisio e Martha Ribas, se consolidou como um ponto de encontro carioca informal.
Programação da Casa Janela + mapa lab na Flip 2022:
Endereço: Travessa Santa Rita, 51 - Paraty

- Quinta-feira I 24 de novembro I 19h: Rodrigo Batista, autor de Não há nada, conversa com Chico Felitti
- Sexta-feira I 25 de novembro I 16h: Paula Gicovate, autora de Este é um livro sobre o amor, conversa com Juliana Leite
- Sexta-feira I 25 de novembro I 19h: Bianca Ramoneda, autora de caderno de costuras, conversa com Alexandra Maia
- Sábado I 26 de novembro I 17h: Podcast ao vivo, com Rádio Novelo. Participação de Branca Vianna, Flora Thomson-DeVeaux, Paula Scarpin e Natália Silva.
- Sábado I 26 de novembro I 19h: Doses de Poesia: Alexandra Maia e Luiza Mussnich convidam Alice Sant’Anna, Bianca Ramoneda, Cida Pedrosa, Luiza Vilela, Natasha Félix, Sara Ramos e Prisca Agustoni