
Vanessa Passos é escritora, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC), e pós-doutoranda em Escrita Criativa na PUCRS, sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil, além de colunista do jornal O Povo. Autora de A mulher mais amada do mundo (Luazul, 2020), seus contos venceram diversos concursos literários e foram selecionados para participar de antologias. A escritora é agenciada pela Agência Riff.
É também idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Curso 321escreva, além de produzir eventos literários. Pintura das Palavras, sua rede social de promoção à escrita criativa, alcança milhares de pessoas, desde profissionais até aspirantes a escritores.
A filha primitiva, romance vencedor do 6º Prêmio Kindle de Literatura, concorrendo com mais de 2.400 obras, agora publicado pela Editora José Olympio, é seu romance de estreia. Nas redes, pode ser encontrada nos perfis: @vanessapassos.escritora e @pinturadaspalavras.
Em sua primeira coluna, a autora discute o papel do escritor como agente de cultura. “As redes sociais se multiplicaram, a presença digital tem sido cada vez mais necessária. E então, o escritor agora precisa também ser um influencer? Fazer dancinha no TikTok? Eu gosto de ver por outra perspectiva”, escreve. Clique aqui para acessar o texto na íntegra.
"Na coluna do jornal O Povo, acabo falando com um público mais amplo sobre escrita criativa. Acredito que o espaço no PublishNews permitirá abrir uma conversa direta com pessoas mais interessadas especificamente nos assuntos que pretendo abordar a respeito do mercado editorial e como escritores podem alcançar mais leitores", comenta a nova colunista.