Prêmio Sharjah Rights Connection reconhece editora do México e agente do Reino Unido
PublishNews, Talita Facchini, 03/11/2022
Em sua edição inaugural, prêmio celebra indivíduos e empresas que venderam direitos para apoiar o crescimento da indústria editorial

A Feira do Livro de Sharjah realizou este ano a primeira edição do prêmio Sharjah Rights Connection, voltado para profissionais de direitos de publicação e com o objetivo de aumentar as oportunidades de crescimento do setor.

Mauro Spagnol, da Books-Everywhere, no Reino Unido, foi o vencedor da primeira categoria do prêmio, que reconhece quem vende direitos como agência ou como pessoa física. O vencedor da segunda categoria, dedicada a quem vende direitos de tradução em nome de uma editora, foi Gabriel Nieto, da Editora Planeta do México.

“Em Sharjah, nosso objetivo é abrir o maior número possível de janelas para as culturas globais e, com o prêmio, buscamos apoiar e homenagear um dos principais facilitadores desse processo”, parabenizou Mansour Al Hassani, diretor de serviços para editores da Sharjah Book Authority (SBA).

Spangol, que concorreu com candidatos da Lituânia e África do Sul, foi premiado graças a depoimentos de clientes, que o descreveram não apenas como um especialista em todos os campos, independentemente do gênero, mercado ou território, mas também por outros competências como ser empreendedor, proativo, eficiente e apaixonado.

O agente também foi elogiado por obter o equilíbrio certo ao repassar as melhores e mais relevantes ideias para os editores certos. “O segredo é: sempre seja curioso... Curioso sobre quais são as novas tendências, mas o mais importante, curioso sobre as pessoas, culturas e a editora com a qual você trabalha”, disse ao receber o prêmio. Spangol acrescentou que dividirá o prêmio em dinheiro com algumas editoras com as quais trabalha para ajudá-las em seus projetos de tradução.

Já Gabriel Nieto, que ganhou o prêmio por vender direitos em nome da Editorial Planeta, com sede no México, foi descrito pelos seus clientes como ágil, inteligente e profissional. “Estou profundamente grato por este reconhecimento, pois é muito valioso para minha região, a América Latina. O prêmio abriu novas fronteiras e novas oportunidades para aprender com o mundo árabe”, agradeceu.

As inscrições foram recebidas de 14 países ao redor do mundo para a edição inaugural do prêmio, com o maior número de inscrições do Egito, Índia e Reino Unido. Também foram recebidas inscrições dos Emirados Árabes Unidos, Albânia, Argentina, Argentina, Canadá, Finlândia, Alemanha, Líbano, Lituânia, México e África do Sul.

[03/11/2022 08:00:00]