Roger Mello mais uma vez entre os indicados ao Prêmio Alma
PublishNews, Redação, 31/10/2022
É a oitava vez o ilustrador concorre à premiação, que homenageia artistas que contribuem com a literatura infantil e juvenil no mundo

O ilustrador, autor e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim Roger Mello é o único brasileiro na lista de nomeados ao Astrid Lindgren Memorial Award (Prêmio Alma), de 2023. Essa é a oitava vez que ele concorre à premiação. O prêmio literário sueco reconhece escritores, ilustradores, organizações e outras personalidades que se dedicam à promoção do livro e da leitura para crianças e jovens em todo o mundo. Para a edição de 2023 foram selecionados 251 indicados de 64 países.

O Alma foi criado em 2002 pelo governo sueco, para promover o direito de todas as crianças ao acesso às histórias. O prêmio é em homenagem à Astrid Lindgren, popular por ter criado a personagem "Pipi Meialonga" e é administrado pelo Conselho de Artes da Suécia.

“Recebo com imensa felicidade, pela oitava vez, a indicação a esse prêmio tão importante para a literatura mundial. Fazer parte dessa lista é ter a certeza de que estou em diálogo com artistas empenhados em promover a diversidade em narrativas visuais e verbais pelo mundo”, afirmou Roger.

Ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen em 2014, considerado o Nobel da Literatura Infantil, Roger Mello tem mais de 100 títulos publicados (22 dos quais ele também escreveu), dez prêmios Jabuti na bagagem e exposições internacionais em países como Peru, México, Rússia, Itália, Alemanha, China e Japão. Mello tornou-se ‘Hors Concours’ do Prêmio FNLIJ por ganhar inúmeras vezes.

O vencedor do Alma 2023 será anunciado em março.

[31/10/2022 08:00:00]