Shehan Karunatilaka vence o Booker Prize 2022
PublishNews, Redação, 18/10/2022
Autor do Sri Lanka foi o escolhido pelo júri de um dos maiores prêmios literários do planeta pela obra 'The seven moons of Maali Almeida', uma sátira ambientada em cenário de guerra

Shehan Karunatilaka | © Divulgação Booker Prize
Shehan Karunatilaka | © Divulgação Booker Prize
O escritor Shehan Karunatilaka, do Sri-Lanka, é o vencedor do Booker Prize de 2022, um dos mais prestigiosos prêmios literários do mundo. Ele foi escolhido pelo júri por seu livro The seven moons of Maali Almieda, uma sátira ambientada em cenário de guerra. No livro, que é seu segundo romance, um fotógrafo morre e desperta durante a Guerra Civil no Sri Lanka, nos anos 1990. Ele irá descobrir que tem uma importante missão para cumprir em sua pós-vida.

Na primeira cerimônia presencial do prêmio desde 2019, Karunatilaka recebeu o troféu das mãos da rainha consorte Camila. Além de levar a estatueta para casa, o vencedor ganha em sua conta bancária um prêmio de 50 mil libras, cerca de R$ 300 mil.

Na habitual justificativa da premiação, os membros do júri destacaram a ambição do trabalho do autor, descrevendo o livro como uma jornada pela vida e pela morte, destacando em sua narrativa uma “audácia hilária”.

No enredo, o fotógrafo gay Maali Almeida é assassinado durante confrontos da Guerra Civil no Sri Lanka, mas ele desperta, porque foi agraciado com um período extra de vida de sete luas para procurar amigos e levá-los até fotos escondidas em que ele registrou atrocidades cometidas durante o conflito.

Em seu discurso de agradecimento, Karunatilaka, que tem 47 anos, disse ter esperanças que as pessoas no Sri Lanka entendam que essas ideias de corrupção racismo e nepotismo disseminadas no país nunca irão vencer a liberdade. “Espero que meu livro seja lido por um país que aprenda com suas histórias, e gostaria que o livro fosse vendido na seção de livros de fantasias, para não ser confundido com realismo ou sátira política.”

Os seis finalistas do Booker Prize 2022 tinham representantes de cinco nacionalidades e quatro continentes, com uma divisão igualitária de três homens e três mulheres. Além de Karunatilaka, estavam na disputa o inglês Alan Garner (com Treacle walker), o americano Percival Everett (The trees), a iraniana Claire Keegan (Small things like these), a americana Elizabeth Strout (Oh William!), e a escritora do Zimbábue NoViolet Bulawayo (Glory).

Tags: Booker Prize
[18/10/2022 09:00:00]