PN reúne as principais atrações da 74ª Feira de Frankfurt
PublishNews, Talita Facchini, 17/10/2022
Eventos relacionados ao áudio, o Publishing Perspectives Forum e o CEO Talk estão na seleção. Maior evento livreiro do mundo, a feira terá cerimônia oficial nesta terça (18)

Maior evento do mercado editorial, a Feira do Livro de Frankfurt inicia sua 74ª na esta semana. Com centenas de eventos espalhados pelos pavilhões e pela cidade, pode ser difícil se organizar e decidir o que ver na feira. Por isso, o PublishNews reuniu alguns temas e atrações que merecem uma atenção especial.

Começando pelo áudio, segmento em constante crescimento na indústria editorial e que já é destaque na Feira de Frankfurt há uns quatro anos. Mais uma vez, tudo relacionado ao tema estará no Frankfurt Audio (Hall 3.1) em um espaço de 250 m². Players internacionais como Spotify, Zebralution, Beat Technology, Bookwire, Pozotron, I-Contact, Saga Egmont e Blackstone Publishing Audio terão seus próprios estandes ou estações de trabalho na área.

Na quinta (20), às 16h, especialistas em áudio e interessados na publicação de audiolivros poderão acompanhar Nir Zicherman, do Spotify, falando sobre a visão da empresa por trás de sua nova divisão de audiolivros. E no Publishing Perspectives Forum, Jens Klingelhöfer, da Bookwire; Nathan Hull, da Beat Technology; e Sharon Baiden, da AkooBooks Audio, discutirão os últimos desenvolvimentos no cenário de varejo da publicação de áudio e compartilharão conhecimentos e perspectivas regionais de diferentes mercados de áudio.

O Publishing Perspectives Forum reunirá os principais nomes da indústria editorial global para discutir os desafios e tendências do setor. Os palestrantes incluirão Charlie Redmayne (CEO, HarperCollins UK), Núria Cabutí (CEO, Penguin Random House Grupo Editorial), Niko Pfund (presidente e editor acadêmico, Oxford University Press USA), Tobias Henning (Gerente Geral, TikTok Germany & Central Eastern Europe), Samantha Taylor (produtora cinematográfica e fundadora, Film and Music Entertainment) e muito mais. A programação completa você confere aqui.

Tradicional evento da feira, o CEO Talk deste ano está marcado para quarta (19), às 14h. A sabatina será com Ashleigh Gardner, vice-presidente da Wattpad Webtoon Studios, e Michael Tamblyn, CEO da Rakuten Kobo, que falarão sobre as tendências inovadoras na indústria editorial internacional.

Em todos os cinco dias da feira, o tema das traduções literárias será o centro das atenções no Centro Internacional de Tradução (Hall 4). No espaço serão ouvidas discussões sobre como tornar editores e tradutores mais visíveis, juntamente com palestras sobre traduções pós-coloniais e como a literatura árabe é recebida na Europa.

Também merece destaque a parceria da Feira com a Berlinale, com o objetivo de juntar livros e filmes. Juntos, eles irão reunir representantes das indústrias de livros e filmes para facilitar os direitos de mídia cruzada e acordos de licenciamento. Na quarta, Jonny Geller (CEO da agência literária britânica Curtis Brown), participa do painel Como um livro best-seller pode ser transformado em um filme ou série de sucesso? E na sexta, editores e produtores de filmes terão um matchmaking em Frankfurt.

Como o PN já adiantou, a Espanha é o país Convidado de Honra da edição deste ano. Em todos os cinco dias da feira, os eventos do Pavilhão da Espanha mostrarão a rica paisagem literária e cultural do país, oferecendo espaço para interações com 200 indivíduos e organizações do país do sul da Europa. Os convidados incluirão Kiko Amat, Elena Medel, Elizabeth Duval, Rosa Montero, Cristina Morales, Sara Mesa e Fernando Aramburu, que apresentarão seus novos trabalhos e títulos existentes. Até o final do ano, mais de 400 títulos aparecerão no mercado de livros de língua alemã desde 2019 como parte da apresentação da Espanha como Convidado de Honra.

Na quarta (19), às 9h15, o foco será no mercado infantil, com a Frankfurt Kids Conference. Especialistas da indústria editorial se juntarão a representantes de organizações infantis e juvenis para discutir livros infantis em um contexto sociopolítico e de uma perspectiva internacional. Os palestrantes incluirão Peter Warwick (presidente e CEO da Scholastic), Loulou Drinkwaard e D'Avellonne van Dijk (fundadores, Wilde Haren), o ilustrador Anete Melece, e a agente literária Anja Mundt.

No domingo (23), dia voltado para o público final, o TikTok – pela primeira vez parceiro da feira – ocupará o Ágora, das 10h às 17h, com uma programação que envolve workshops, performances com criadores de conteúdo, autores e editores mais populares do #BookTok.

Destaque para o painel das 12h, Como promover seu livro em 2022, que falará sobre qual o impacto do #Booktok nas vendas de livros com o autor Arno Strobel – um dos autores de crimes alemães de maior sucesso – e um representante da editora Piper.

[17/10/2022 09:00:00]