Nobel leva Annie Ernaux à Lista dos Mais Vendidos do PN
PublishNews, Thales de Menezes, 14/10/2022
Três livros escritos pela autora francesa aparecem na categoria Não ficção, e são os primeiros títulos da Fósforo a entrar na apuração.; depois de quedas, vendas voltam s subir nesta semana

Annie Ernaux | © Divulgação
Annie Ernaux | © Divulgação
Não é comum a escolha do Prêmio Nobel de Literatura causar rapidamente algum efeito na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Os autores eleitos pelos acadêmicos suecos não costumam ser sinônimos de best-sellers, e muitas vezes o vencedor nem ao menos tem livro publicado no Brasil. Mas, com Annie Ernaux, a influência da premiação é mais do que evidente na carreira de seus livros no Brasil. Entre as nove obras que aparecem pela primeira vez no levantamento do PN nesta semana, três foram escritas pela autora francesa.

Seus livros ainda estão distantes dos 20 mais vendidos na lista Geral, mas aparecem na categoria Não ficção três das obras lançadas no Brasil pela Fósforo: Os anos, A vergonha e O lugar. Esses títulos marcam também a estreia da Fósforo no ranking do PublishNews. Permanece fora da apuração O acontecimento, lançado neste ano. Em novembro, na Flip, a editora lança o quinto livro de Ernaux traduzido para o português, O jovem. Uma revolucionária na escrita das de material autobiográfico, a autora é muito bem-vinda no mercado brasileiro.

Na lista Geral, o primeiro lugar é ocupado por um estreante: Ouvir, agir e encantar (Gente), de Guilherme Juliani e Eduardo Cosomano. Os autores defendem que nem sempre é a empresa incompetente que vai à falência. Muitas vezes, uma companhia é excelente no que faz, mas se torna obsoleta diante do surgimento de uma nova tecnologia. Como se não bastassem os desafios externos, existem as dificuldades internas de cada empresa. Muitas sucumbem diante de diferentes pontos de vista que podem impactar não só o ambiente profissional, mas o negócio em si. E tudo pode se tornar mais complicado em empresas familiares. O livro discute como criar um negócio que supere esses obstáculos.

As outras vagas no pódio da semana estão ocupadas por títulos que há muito tempo aparecem por lá. Em segundo lugar está É assim que acaba (Galera Record), o best-seller young adult da americana Colleen Hoover, seguido por Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev.

Depois do resultado desastroso da semana passada, com 21% de queda nas vendas, o mercado reagiu, apresentando agora 23% de crescimento. A categoria Infantojuvenil puxou a elevação, subindo seus números em 42%. Ficção e Negócios também foram muito bem, as duas registrando elevação de 25%. A categoria Não ficção teve aumento de 19%, enquanto Autoajuda registrou 10% a mais do que na semana passada.

Na categoria de Não ficção, além da entrada dos três livros de Anne Ernaux, figuram como novidades Era Deus ali comigo (Angelus Editora), de Ticiana de Paula, um livro que se propõe a ser a tradução de muitos diálogos íntimos com Deus. A autora prega a humildade de perceber que o tempo cura tudo ,mas não cura sozinho. O tempo é só o caminho. A cura está na paisagem que a pessoa decide ver e tocar e nos outros que encontra pelo caminho.

Na lista de Negócios, são três as novidades. Além do líder da semana, Ouvir, agir e encantar, entram na apuração Repensando a vantagem competitiva (Alta Books), de Ram Charan e Gen Willigan, que revela como as gigantes da tecnologia reescreveram radicalmente as regras do negócio, e Varejo, transformação digital e pandemia (Literare Books), de Eduardo Terra. O autor viajou pelo Brasil e por países como China, Japão, Emirados Árabes, Israel e EUA, e propõe conectar as principais tendências globais à realidade e às particularidades do varejo brasileiro.

Os dois últimos estreantes da semana estão na lista de Autoajuda. São eles O poder do recomeço (Citadel), de Cleiton Pinheiro, com a proposta de influenciar o leitor a conquistar seu espaço num cenário diferente em sua vida, e O novo humano (Literare Books), de Fernando Machado, que fala de fatores que precisam ser considerados no desenvolvimento de cada um. Ele discute sobre conhecimento, anseios, motivação, entusiasmo, criatividade, dedicação, comunicabilidade, comprometimento, espírito de equipe responsabilidade e confiança.

Há um empate no primeiro lugar do Ranking das Editoras, que nesta semana é dividido pelo Grupo Companhia das Letras e pelo Grupo Editorial Record, cada um com 12 livros. Aparece a seguir a Sextante, com nove obras relacionadas. Depois, Intrínseca e Citadel Grupo Editorial protagonizam novo empate, com seis títulos cada.

[14/10/2022 08:00:00]