
Selecionada pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, a obra foi organizada pelas pesquisadoras Lígia Balista e Juliana Caldas, e publicada pela Edições Jabuticaba. O projeto foi um trabalho de pesquisa intenso com o nome Inéditos da dramaturgia de Guarnieri e a produção cultural crítica no Brasil a partir dos anos 1950, levantamento minucioso e na organização de oito textos de Guarnieri.
Escrita em meados da década de 1950, A pipa de Diógenes aborda conflitos políticos envolvendo a Faculdade de Filosofia de São Paulo, onde um grupo de cinco jovens estudantes discute questões sobre a contratação de um professor e planeja uma greve estudantil.

O Programa Rumos é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindas de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados em diversas áreas de expressão ou de pesquisa.
No dia do evento, as duas organizadoras, Lígia Balista e Juliana Caldas, participam de bate-papo com o público junto a Maria Silvia Betti, professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP).