
Eis a lista de empresas selecionadas: Bom Bom Book's, Arole Cultural, Kazuá, Todavia, Faria e Silva, Faro Editorial, Lote 42/Banca Tatuí, Rizoma Livros, Telos e Tocalivros. No estande do Brasil na feira, as empresas poderão participar de atividades focadas na geração de negócios, por meio do matchmaking entre editoras brasileiras e globais, marcado para o dia 21, às 9h.
“Esse programa estava no radar da Secretaria desde 2019. Eu consegui emplacar a realização no orçamento para 2020. Mas aí veio a pandemia e os eventos todos foram cancelados. Era para ter começado no SXSW de 2020, estava tudo pronto. Só começou agora, em 2022, com força total", diz o secretário da pasta, Sérgio Sá Leitão [foto]. “A ideia é impulsionar a internacionalização das empresas que atuam em todos os segmentos da economia criativa no estado de São Paulo. Também visamos posicionar São Paulo internacionalmente como um polo, um centro de atividades. A presença nesses eventos também comunica para as empresas de fora que São Paulo está fazendo coisas, que existe vida inteligente aqui.”
A forma que a Secretaria encontrou para viabilizar isso foi fazer uma consulta para os diversos segmentos da área, para tentar entender que eventos internacionais seriam importantes para cada segmento. “Em função do orçamento, escolhemos a princípio oito eventos e estamos viabilizando missões formadas por dez empresas que a gente seleciona segundo diversos critérios, a partir das empresas que se inscrevem no site InvestSP. É um regime de fluxo contínuo, a qualquer momento uma empresa pode se inscrever. Um mês antes de cada evento, a gente fecha as inscrições e faz a seleção. Frankfurt é a sétima missão do ano. Estamos fazendo isso desde março, e o primeiro evento foi o SXSW, retomamos aquela programação que estava pronta para 2020", explica Sá Leitão.
O secretário da pasta conta ainda que Frankfurt é a primeira missão voltada ao setor de livros, e 87 empresas se inscreveram para a missão. "Já são 857 empresas em todos os setores do programa, um número bem significativo. Superou todas as expectativas”, avalia.
O CreativeSP/Programa de internacionalização da economia criativa do Governo do Estado de São Paulo, é fruto de parceria entre a InvestSP e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais. Os eventos que integram o programa são focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, artes cênicas, música, literatura, artes visuais e design.
Já foram realizadas missões para o festival de cultura, arte e tecnologia SXSW, nos EUA; o Festival de Cinema de Cannes, na França; o Festival Fringe, na Escócia; a Gamescom, na Alemanha; e o Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha. Após a Feira do Livro de Frankfurt, a última viagem programada neste ano é para WebSummit, em Portugal. “São Paulo é uma das capitais mundiais da literatura, com uma Bienal do Livro que, em 2022, movimentou R$ 348 milhões gerando 3,4 mil empregos. Em Frankfurt, com a experiência internacional da InvestSP, vamos apresentar o potencial, a diversidade e a riqueza cultural do estado abrindo portas para as empresas paulistas no exterior, novas oportunidades de negócios e fortalecendo ainda mais o setor”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.
O CreativeSP vai destinar R$ 5,5 milhões para as oito missões para eventos setoriais estratégicos internacionais ao longo de 2022. Antes do evento, há um trabalho de capacitação, com consultores especializados, numa semana de imersão com os representantes dessas empresas. Para que entendam a programação e o que é mais importante para que tirem o máximo possível da participação. “Num evento desse tamanho, se você for com a cara e a coragem você leva metade do tempo só para descobrir onde estão as coisas, com quem falar, enfim, é preciso otimizar o tempo”, explica Sá Leitão. “A Secretaria reembolsa em até US$ 3mil de despesas elegíveis. Isso nunca cobre os custos totais, mas a ideia é que realmente a empresa coloque alguma coisa, para reforçar o caráter de colaboração. Não é um negócio que está caindo no colo, é realmente uma parceria”, acrescenta o secretário.
Na viagem, assessores acompanham os representantes das empresas, para marcar encontros e ajudar em todas as demandas explica Sá Leitão. “A gente também sempre procura ter uma presença institucional no evento. Em Frankfurt, teremos um estande em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, que as empresas podem usar como base dos seus trabalhos e reuniões. Vamos organizar o SP Day, evento de networking, e uma ação de matchmaking, ajudando as empresas em reuniões um a um”.
“Ter empresas paulistas participando deste importante evento do setor editorial é uma grande realização. Além do intercâmbio cultural, a possibilidade de gerar novos negócios e iniciar parcerias internacionais pode gerar bons frutos para o mercado editorial brasileiro e, principalmente, do estado de São Paulo”, ressalta o secretário de Relações Internacionais, Julio Serson.
Depois do evento, o programa monitora o que acontece com as empresas a partir da sua participação, para mensurar os resultados. A proposta é ter reuniões com os envolvidos na missão, para criar um sendo de comunidade entre as empresas, para que troquem experiências e continuem em contato umas com as outras. A Secretaria incluiu no orçamento para 2023 previsão de fundos para o segundo ano do programa. A realização fica na dependência de uma nova equipe que deve assumir com a troca de governador, no próximo ano.