Spotify lança seção com mais de 300 mil audiolivros
PublishNews, Thales de Menezes, 22/09/2022
Ainda restrito ao mercado americano, o novo serviço não é comercializado por assinatura, como o aplicativo faz com músicas; cada título é comprado separadamente

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O Spotify disponibilizou seu novo serviço de audiolivros para usuários dos EUA, com mais de 300 mil títulos, numa expansão planejada também para os mercados internacionais. Segundo a plataforma, a proposta é testar primeiro a oferta de audiolivros no mercado americano para depois levar a novidade a outras regiões.

O novo serviço não está sendo lançado como uma assinatura, seguindo o padrão da distribuição de músicas do aplicativo. Cada título de audiolivro é comprado pelo usuário, um a um. Ao lançar a inovação, Nir Zicherman, vice-presidente e chefe global de Audiolivros e Conteúdo Fechado do Spotify, disse ao site Publishing Perspectives que a empresa sempre acreditou que o potencial do áudio é ilimitado, reforçando a proposta de que o Spotify seja o pacote completo para as necessidades auditivas de todos.

“Os audiolivros são os próximos a entrar em cena porque vemos um mercado substancial inexplorado: os audiolivros representam apenas uma fatia de 6 a 7% do mercado de livros mais amplo, mas a categoria está crescendo 20% ano a ano.”

Os relatórios da Associação Americana de Editores apontam que os audiolivros mostram um forte crescimento, quase sempre na casa dos dois dígitos.

As compras independentes na seção recém-lançada do aplicativo devem ser feitas por meio de um link da internet, e o lançamento nesta semana foi puxado com muita oferta de títulos de sucesso, principalmente Minha história, de Michelle Obama, e É assim que acaba, de Colleen Hoover.

“Os usuários nos EUA já podem encontrar facilmente audiolivros no Spotify, ao lado de músicas e podcasts, como uma seção em sua biblioteca, na pesquisa e em suas recomendações selecionadas na home", explica Zicherman. "Os audiolivros aparecerão com um ícone de cadeado no botão play, sinalizando que eles precisam ser comprados para ouvir. Os usuários que escolherem audiolivros no aplicativo Spotify poderão comprá-los em uma página da internet. Ao retornar ao Spotify, o livro estará salvo automaticamente em sua biblioteca, disponível para ouvir quando quiserem.”

O preço de cada audiolivro é determinado pelo Spotify com taxas de royalties baseadas em padrões das editoras, “de modo compatível com as normas desse mercado na venda de livros físicos e e-books”, segundo Zicherman.

[22/09/2022 08:00:00]