
A proposta é realizar cursos rápidos, com aulas de uma hora de duração, com professores e pesquisadores especializados. Os temas vão de literatura e poesia até tradução, história, relações internacionais e política, sempre em conexão com o Oriente Médio. Os participantes que se inscreverem e estiverem presentes em pelo menos 75% do curso receberão certificado de participação.
O primeiro curso da programação, transmitido hoje pelo canal da Tabla no YouTube, vai debater o livro Samarcanda (352 pp, R$ 82 – Trad.: Marilia Scalzo), de Amin Maalouf. Em cinco aulas, sempre às quintas, às 19h, até 06 de outubro, “Do livro ao mundo: as histórias de Samarcanda” fala da obra que conta a história do manuscrito do Rubaiyat, obra do poeta e sábio persa Omar Khayyam, desde sua criação no século 11 até sua perda, quando afundou com o Titanic em 1912.
Envolvido numa briga de rua em Samarcanda, Khayyam foi protegido por um juiz local, que reconheceu sua genialidade como poeta e deu a ele um caderno em branco para escrever. Os caminhos da vida do poeta se cruzam com Nizam Al-Milk, vizir do sultão Malikchah, e com Hassan Sabbah, fundador da Ordem dos Assassinos, que mais tarde esconderá o precioso manuscrito na famosa fortaleza montanhosa de Alamut.
No livro, o escritor libanês Amin Maluf conduz o leitor pela Rota da Seda ,uma antiga rede de vias comerciais, formalmente estabelecida durante a dinastia Han na China, que ligou as regiões do mundo antigo por meio do comércio entre 130 a.C. e 1453 d.C.
Para se inscrever no curso é necessário preencher este formulário.