Livro que pesa dois quilos estreia na Lista de Mais Vendidos
PublishNews, Thales de Menezes, 02/09/2022
Com 1.240 páginas, 'O caminho dos reis' é o primeiro título da saga de fantasia 'Os relatos da guerra das tempestades', do americano Brandon Sanderson; obra também marca a estreia do selo Trama na lista dos mais vendidos

Brandon Sanderson | © Divulgação
Brandon Sanderson | © Divulgação
Enquanto o padre Reginaldo Manzotti lidera pela terceira semana consecutiva a lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, estreia na apuração o primeiro volume de uma série fadada a se tornar best-seller no Brasil, seguindo o que acontece no resto do mundo. Trata-se de um livro de 1.240 páginas que pesa dois quilos!

Esse tijolão tem o título O caminho dos reis (Trama) e só chega ao Brasil 12 anos após seu lançamento nos EUA. É difícil saber qual será o peso total da saga Os relatos da guerra das tempestades, um projeto de dez livros ainda em execução pelo hiperativo autor americano Brandon Sanderson [foto]. Aos 46 anos, ele já escreveu dezenas de livros de fantasia e ficção científica. Sanderson declarou ter uma rotina de escrever diariamente durante pelo menos cinco horas e que não é incomum que ele passe até 15 horas escrevendo sem interrupções.

A estreia da obra também marca a estreia da Trama – selo da Ediouro criado em 2021 – na lista dos mais vendidos.

O caminho dos reis, que estreia na quinta posição da categoria Ficção, transcorre em um mundo chamado Roshar e fala de armaduras e espadas que foram utilizadas por integrantes da ordem dos Cavaleiros Radiantes. Eles já desapareceram, mas suas espadas e armaduras místicas continuam a conceder poderes a quem tiver sua posse. Esse enredo tem admiradores ferrenhos no público geek, mas também detratores que enxergam na história ecos do mangá e anime Cavaleiros do Zodíaco. Se quiser, a editora Trama tem mais três volumes prontos para lançar no Brasil. O quinto livro da série deve ser publicado no mercado americano no ano que vem.

A lista Geral dos mais vendidos da semana apresenta no topo O poder da cura (Petra), do padre Manzotti com 4.631 exemplares vendidos na semana, seguido de Luiza Helena: mulher do Brasil (Gente / 4.310), biografia de Luiza Trajano escrita por Pedro Bial, e, na terceira colocação, o best-seller do ano no mundo todo, É assim que acaba (Galera Record / 2.830), da americana Colleen Hoover.

Nesta semana foi registrada uma queda de 5% nas vendas, que também foi o resultado no período anterior. Nesse momento de queda, a categoria Não ficção é a única que apresentou crescimento, aliás, um forte crescimento de 47%. Ficção praticamente ficou estável, com uma declínio mínimo, de 1% . Autoajuda e Infantojuvenil tiveram reduções, respectivamente, de 15% e 16%. O pior desempenho da semana foi na categoria Negócios, com queda de 21% .

Não ficção traz uma estreia na 19ª posição. É Mentes inquietas (Principium), de Ana Beatriz Barbosa Silva, título que retorna às livrarias em edição revista e ampliada. A autora discorre sobre a dificuldade para se concentrar ,a inquietação, a impulsividade e o excesso de energia, todos esses sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com orientações para identificá-lo e saber a hora de procurar ajuda profissional.

Negócios é a categoria que traz três novos títulos nesta semana. Vade mecum acadêmico de direito Rideel 2022 - 35ª edição (Rideel), de Anne Joyce Angher, obra que pretende oferecer aos profissionais e os estudantes de Direito acesso fácil e simplificado à vasta quantidade de normas do ordenamento jurídico.

Em Comunicação assertiva (Literare Books), de Débora Brum, a autora concilia teoria e prática para orientar o leitor a falar com segurança, despertando o interesse e a atenção de seus ouvintes. Ela tem 17 anos de experiência em treinamentos e palestras sobre comunicação humana. Para Débora, tão importante quanto saber o que falar é saber como falar.

A última novidade é Metaverso (Alta Books), de Walter longo e Flavio Tavares. O metaverso gera expectativas de revoluções profundas, tanto no âmbito da tecnologia quanto nos padrões de vivência e relacionamento humanos. Por isso, este é o momento de aprender tudo o que envolve a nova realidade digital que pode mudar para sempre a forma como as pessoas vivem, estudam, trabalham e se relacionam.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras lidera, com 12 títulos nas lista, seguido de perto pelo Grupo #ditorial Record, que tem 11 obras relacionadas. Em terceiro lugar vem a Sextante, com nove publicações.

[02/09/2022 09:00:00]