Ediouro lança selo especializado em thriller e fantasia
PublishNews, Talita Facchini, 09/03/2021
Contando com a parceria da Trini Vergara Ediciones, a Trama nasce com a ideia de trazer os melhores thrillers e histórias de fantasia internacionais. Selo já conta com 22 títulos no catálogo.

A Ediouro, grupo que reúne a Nova Fronteira, Agir, Coquetel, Pixel e Petra, se prepara para lançar, no primeiro semestre deste ano, um novo selo editorial, a Trama. A ideia da editora é trazer para o mercado brasileiro os melhores thrillers e histórias de fantasia internacionais, com obras de nomes mundialmente consagrados até criações de autores estreantes.

Para a criação da Trama, a equipe da Ediouro passou quase dois anos num trabalho de prospecção. Nesse tempo, foram avaliados cerca de 500 títulos e 22 deles já foram adquiridos. "Não pretendemos trazer para nossos leitores um livro que seja menos do que excelente", adianta André Marinho, editor do selo. "A isso somamos uma identidade visual vibrante, que acompanha desde a logo ao design do produto final, criando uma experiência de leitura ainda mais prazerosa e convidativa", acrescenta. Com o slogan "Pode entrar", a ideia é que o selo atue como um convite à leitura, aos livros e a quem não tem o costume de ler.

A Trama irá explorar também subgêneros dentro dos gêneros-chave thriller e fantasia. Na conversa com André Marinho, ele conta os detalhes da ideia.
A Trama irá explorar também subgêneros dentro dos gêneros-chave thriller e fantasia. Na conversa com André Marinho, ele conta os detalhes da ideia.
Além disso, a Trama tem como parceira a editora argentina recém-criada, Trini Vergara Ediciones, especializada em obras dos mesmos gêneros. As duas editoras vêm trabalhando de forma colaborativa na construção do catálogo, trocando informações sobre títulos de destaque e traçando juntas estratégias de marketing. "Nossos thrillers são selecionados depois de lermos centenas de originais. Elegemos somente os melhores, os que nos dão algo além de algumas horas de evasão", explica Trini.

O critério geral para a seleção os títulos parte do pressuposto que o leitor precisa se sentir sempre estimulado a avançar na leitura. O primeiro título, Longo e claro rio, de Liz Moore, foi enviado para os assinantes da TAG - Experiências Literárias na caixinha de fevereiro. Em março chegam às livrarias Onde está Daisy Mason?, um crime thriller de Cara Hunter, autora best-seller no Reino Unido, e O último sorriso na cidade partida, urban fantasy que marca a estreia do ator australiano Luke Arnold na literatura. A partir daí, o selo passa a publicar um thriller por mês e um livro de fantasy a cada dois meses. Livros com enigmas criminais, suspenses psicológicos, universos paralelos e personagens mágicos estão na lista da Trama.

Dentre os destaques de 2021 estão ainda: O julgamento de Miracle Creek, thriller psicológico da sul-coreana Angie Kim; Os reis do Wyld, fantasia épica de Nicholas Eames vencedora do Reddit/Fantasy Award; A cor da sua pele, thriller John Vercher; e Eles querem a minha morte (título provisório), thriller criminal de Michael Koryta cuja adaptação para as telas conta com Angelina Jolie e será lançada em maio, concomitantemente nos cinemas e na plataforma de streaming HBO Max. No fim do ano, os fãs de fantasia contarão ainda com a coletânea Maldição, com narrativas macabras inspiradas em contos de fadas e cuja lista de autores é encabeçada por Neil Gaiman.

Nos planos do selo, estão ainda a publicação de obras brasileiras e a criação de um prêmio literário para novos autores dos gêneros.


André Marinho | © Sérgio Santoian
André Marinho | © Sérgio Santoian
Para se aprofundar no tema e saber mais detalhes sobre a Trama, nossa equipe fez um rápido bate-papo com André Marinho, editor do selo. Nesse extra, ele conta sobre a parceria com a Trini Vergara Ediciones – "acho que isso trás um diferencial muito positivo, tanto pra cá quando pra lá, porque a gente tem uma visão muito maior, essa troca proporciona uma visão da literatura muito mais ampla do que se tivéssemos cada um no seu próprio quadrado". Falou também sobre o trabalho por trás da identidade visual, o cuidado com as novas capas, a ideia de explorar os subgêneros dentro dos gêneros-chave (thriller e fantasy) e ainda sobre o diferencial, as expectativas para o novo selo.

Tags: Ediouro, Trama
[09/03/2021 09:00:00]