Publicidade
Publicidade
A grande aventura dos judeus do Recife
PublishNews, Redação, 30/08/2022
Em 'Caminhos cruzados', Paulo Carneiro conta em estilo jornalístico a jornada dos judeus expulsos da Espanha no século 15, que seguiriam para Portugal Holanda, Recife e, por fim, Nova York

Em estilo jornalístico, Caminhos cruzados: a vitoriosa saga dos judeus do Recife, de Paulo Carneiro, descreve a trajetória dos judeus expulsos da Espanha em 1492 pelos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela. O autor contextualiza o momento histórico, com destaque para a rica contribuição judaica às ciências e às artes espanholas, bem como a pressão sofrida pelos monarcas para unificar o país sob o catolicismo.

Carneiro mostra em seguida as dificuldades enfrentadas em Portugal, onde D. João II despacha crianças judias para a Ilha de São Tomé, à revelia dos pais, enquanto Dom Manuel I decreta a conversão forçada ao catolicismo, criando os chamados cristãos-novos. A fuga para Amsterdã representou um oásis de tolerância, do qual os judeus partiram com os holandeses para a invasão de Pernambuco em 1630.

Entre quedas e avanços, Carneiro realça a permanente resiliência de um povo que se manteve unido nas adversidades. Expulsos do Recife, em 1654, 23 refugiados desembarcaram na vila de Nova Amsterdã, hoje Nova York, e fundaram a primeira congregação Judaica dos EUA. O autor recupera o discurso do presidente Barack Obama, em 2012, destacando a importância desses brasileiros: "Eles encontraram aqui uma tradição de liberdade que os uniria para sempre sua história da América".

A narrativa é épica, a despeito da crueldade da Inquisição. Em vez de visitar as masmorras, o autor realça o papel de heroínas judias, como dona Gracia Nasi, a banqueira que arriscou a fortuna para salvar sua gente, a lendária Branca Dias, de Pernambuco, e Emma Lazarus, autora do poema que ilustra o pedestal da Estátua da Liberdade. Em 2018, Caminhos Cruzados inspirou o enredo da Escola de Samba Portela, no Rio, conduzido por Rosa Magalhães.

Para o jornalista Reinado Azevedo, autor do prefácio, "Paulo Carneiro escreveu um pequeno grande livro. A narrativa é rigorosa, didática e ágil". Lançado em abril de 2015 na 2ª Feira do Livro Judaico em português, em São Paulo, o livro foi aclamado pelo livreiro Jairo Fridlin e o Rabino David Weitman, organizador do evento. Agora em terceira edição, traz um capítulo sobre a lei que concede cidadania portuguesa aos descendentes dos judeus banidos por dom Manuel.

Caminhos Cruzados (216 pp, R$ 39,90 impresso, R$ 12,90 digital) está nas seguintes livrarias:

Sêfer: Alameda Barros, 735, Higienópolis - São Paulo / SP
Imperatriz: Rua Padre Carapuceiro, 777, loja 249 - Boa Viagem - Recife / PE
Jaqueira: Rua Madre de Deus, s/n, Recife - Recife / PE
Travessa: Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo - Rio de Janeiro / RJ

E na Amazon, Estante Virtual e demais lojas online. E no Museu da Inquisição (Rua Cândido Naves, 55 - Ouro Preto / MG)

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Livro publicado pela Vista Chinesa conta a história de uma criança que usa a maconha para fins medicinais
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Publicado pela Patuá, 'Cabeça de todos nós', primeiro livro de contos de Orete Nascimento, traz 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Discutir literatura a partir da pluralidade e diversidade LGBTQIA+ é dar novos olhares e possibilidades de leitura para obras, personagens e pessoas.
Adonai Takeshi Ishimoto
Curador da 'Mostra Identidade-s na Literatura' da Biblioteca Sinhá Junqueira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar