Publicidade
Publicidade
O mercado das adaptações literárias para o audiovisual
PublishNews, Talita Facchini, 29/08/2022
Podcast do PublishNews conversou com Tiago Mello, da Boutique Filmes, para falar sobre o aquecido mercado das adaptações literárias para os streamings

O crescimento dos serviços de streaming levou a um outro movimento que já acompanhamos há alguns anos: as adaptações literárias para o audiovisual. O tema foi discutido no Podcast do PublishNews em fevereiro, com a participação de Carina Rissi e Rodrigo Teixeira, produtor da RT Features.

Como ainda há muito a ser discutido, conversamos dessa vez com Tiago Mello, sócio e produtor executivo da Boutique Filmes, responsável – dentre outras produções – pela série 3%, um dos maiores sucessos da Netflix de língua não inglesa.

Em uma conversa didática, Tiago começou explicou como funciona a compra de direitos das obras que escolhe adaptar. “Temos uma equipe de desenvolvimento e negócios que fica o tempo inteiro lendo livros e falando com o scout literário. Estamos sempre ligados sobre o que está acontecendo em diversos gêneros”, contou. A Boutique Filmes já comprou, por exemplo, os direitos do livro Rota 66, do jornalista Caco Barcelos; Os 12 signos de Valentina (Galera), obra de Ray Tavares que a produtora estava de olho desde quando foi lançada no Wattpad; e ainda tem em mãos os direitos de Véspera (Record), de Carla Madeira, e Solitária (Companhia das Letras), de Eliana Alves Crus.

“Os livros são parte essencial da nossa estratégia hoje em dia”, admitiu Tiago, lembrando que é importante que autores e editoras entendam que esse processo de conversão se trata de uma nova mídia. “Sempre tem a recriação da obra. Temos a base do livro, mas não dá para fazer exatamente como no livro, é um novo lugar”.

Durante o bate-papo, Tiago adiantou também outros projetos adquiridos pela Boutique como, por exemplo, A casa das sete mulheres, de Letícia Wierzchowski, que já teve uma minissérie na Globo anos atrás. “Queremos uma coisa totalmente diferente, muito mais ligada à narrativa feminina”, adiantou, dizendo ainda que a autora já deu seu aval para essa nova versão atualizada.

A relação da produtora com as editoras e com os streamings, o processo de produção das obras, e ainda como é trabalhar com o audiovisual no Brasil fizeram parte da conversa com Mello.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

The offer - série Paramount Plus
A história da China (Crítica / Planeta), de Michael Wood403
Na terra do cervo branco (Estação Liberdade), de Chen Zhongshi
Lock and key - Netflix
Soy Cuba mamute siberiano - Prime video

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Jornalistas conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil
Durante a conversa, a escritora falou de como constrói a linguagem dos seus livros, de como retira elementos do cotidiano para elaborar suas histórias, povoada de personagens que retornam em contos e outros livros: o 'Liliaverso'
O episódio fala sobre as atuais discussões em torno da regulamentação do uso de inteligência artificial no Brasil e como isso impacta a Lei de Direitos Autorais
O episódio destaca também a evolução da Flip ao longo dos anos, ressaltando as mudanças e as características que se mantiveram e a tornaram um evento tão relevante para o setor do livro no país
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Como escritor, dependo das chuvas e da colheita.
Ronaldo Correia de Brito
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar