Fake news divulga morte da best-seller Elena Ferrante
PublishNews, Redação, 25/08/2022
Brincadeira de um jornalista informou na noite de quarta (24) que a misteriosa autora italiana teria morrido; desmentidos foram distribuídos, mas a avidez dos fãs da escritora que se esconde sob pseudônimo fez a mentira se espalhar

Os fãs da escritora best-seller Elena Ferrante ficaram aturdidos com a notícia da morte da autora, repercutida pela internet na noite de quarta-feira (24). Seu editor, Sandro Ferri, seria o divulgador da notícia. Mas os desmentidos foram rápidos.

Tudo não passou de uma brincadeira do jornalista italiano Tommasso Debenedetti. Ele fez uma imitação da página oficial da Editorial Lumem, uma das editores das obras de Ferrante em seus país.

Debenedetti é há tempos um ativista de fake news, sempre envolvendo nomes de celebridades. No caso de Ferrante, a brincadeira ganha até mais repercussão porque os fãs da escritora investigam constantemente a internet, ávidos por qualquer informação que possa esclarecer os mistérios em torno dela.

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Especula-se que seja uma tradutora. A autora concede poucas entrevistas, todas elas por escrito e intermediadas pelas suas editoras italianas.

Ela lançou seu primeiro livro em 1991, Um amor incômodo. Em 2011, com o livro A amiga genial, Ferrante iniciou a tetralogia Série Napolitana, na qual estão seus maiores sucessos no mercado editorial. Além de A amiga genial, forma a série História do novo sobrenome (2012), História de quem foge e de quem fica (2013) e História da menina perdida (2014). Sua bibliografia é formada por 12 obras, incluindo um livro infantil (A praia da noite) e três de não ficção, como o mais recente, As margens e a escrita.

No Brasil, seus livros têm publicação dividida entre as editoras Biblioteca Azul e Intrínseca.

[25/08/2022 11:00:00]