Exposição faz homenagem a Sonia Luyten, pioneira da HQ
PublishNews, Redação, 18/08/2022
Evento na Gibiteca de Santos comemora os 50 anos de carreira da pesquisadora, que criou nos anos 1970 o único curso de editoração de quadrinhos na ECA-USP; apaixonada por mangá, ela deu aulas no Japão por sete anos

Pesquisadora Sonia Luyten | © Divulgação
Pesquisadora Sonia Luyten | © Divulgação
A Gibiteca de Santos (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n - Santos / SP) abre neste fim de semana uma exposição que celebra os 50 anos de carreira de Sonia Luyten, pioneira nos estudos acadêmicos de quadrinhos no Brasil e no mundo.

Nos anos 1970, ela criou o único curso de editoração de quadrinhos na Escola de Comunicação e Artes da USP, que existe até hoje. Também na USP, ela formou o primeiro núcleo de estudos de mangá, que se tornou o embrião da Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações. Ela começou a revista Quadreca, cuja quarta edição foi dedicada aos mangás. Foi a primeira vez que o gênero foi contemplado na imprensa brasileira.

Ela foi diretora por mais de uma década do Troféu HQMix e durante cinco anos colaborou com o site Universo HQ, escrevendo as colunas "Quadrinhos pelo mundo" e "Banca de teses".

Pesquisadora Sonia Luyten | © Divulgação
Pesquisadora Sonia Luyten | © Divulgação

Sonia sempre esteve à frente da divulgação dos quadrinhos brasileiros no exterior, principalmente quando deu aulas no Japão por sete anos. Na Europa, permaneceu por outros sete anos.

Hoje, no Brasil, ela é coordenadora na área de trabalhos universitários de TCC, Mestrado e Doutorado em quadrinhos no HQMix, na primeira iniciativa de uma premiação desse tipo no mundo.

A exposição, que reúne peças referentes aos muitos trabalhos da pesquisadora, tem organização e curadoria de Laluña Machado, diagramação de Vinícius Carlos Vieira e coordenação de Narayana Fida Mamede.

O evento tem abertura no sábado (20), às 17h, e vai até 19 de setembro, com entrada gratuita.

Tags: Quadrinhos
[18/08/2022 11:00:00]