Troféu Juca Pato anuncia finalistas
PublishNews, Redação, 16/08/2022
Os indicados ao prêmio Intelectual do Ano de 2022, concedido pela UBE-SP, são Eliane Brum, Fernando Morais, Laurentino Gomes, Marina Colasanti e o padre Júlio Lancellotti, por seus livros editados em 2021. Votação vai até 17/09.

Eliane Brum | © Divulgação Arquipélago Editorial
Eliane Brum | © Divulgação Arquipélago Editorial
Os sócios da União Brasileira de Escritores de São Paulo (UBE-SP) têm até o dia 17 de setembro para votar na eleição do Prêmio Juca Pato, uma homenagem ao Intelectual do Ano. Os finalistas de 2022 são Eliane Brum [foto], Fernando Morais, Laurentino Gomes, Marina Colasanti e o padre Júlio Lancellotti. A escolha é realizada por voto eletrônico, no site da UBE, e o resultado será divulgado em 26 de setembro.

Pelo regulamento do prêmio, o Troféu Juca Pato “é uma láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro de repercussão nacional no ano anterior, tenha se destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e o prestígio do país, na defesa dos valores democráticos e republicanos”.

Em 2021, a jornalista Eliane Brum publicou Banzeiro òkòtò: uma viagem à Amazônia centro do mundo (Companhia das Letras), livro de denúncia em defesa da Amazônia.

Fernando Morais lançou a obra Lula, volume 1: Biografia (Companhia das Letras), que narra a vida do ex-presidente desde sua infância até as anulações de suas condenações, no ano passado.

Troféu Juca Pato
Troféu Juca Pato
Laurentino Gomes teve editado o segundo volume de sua trilogia Escravidão (Globo Livros). Essa parte da obra se concentra no século XVIII, o período mais intenso de tráfico negreiro pelo oceano Atlântico.

Marina Colasanti construiu um retrato da sociedade carioca entre 1920 e 1940 em Vozes de batalha (Tusquets), usando como fio condutor a intimidade do casal Henrique Lage e Gabriella Besanzoni.

Tinha uma pedra no meio do caminho (Matrioska Editora) é o relato que o padre Júlio Lancellotti escreveu sobre sua trajetória de 36 anos apoiando as pessoas de situação de rua em São Paulo.

No ano passado, a cartunista Laerte venceu como Intelectual do Ano com Laerte total (Z Edições), volumes com todas as suas tiras, cartuns, HQs, personagens e ilustrações. Em 2020, quem ganhou foi Ailton Krenak, com Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das Letras).

Juca Pato é um personagem criado nos anos 1920 pelo cartunista Belmonte (1896-1947), ganhando fama nas décadas seguintes. O troféu reproduz a figura do personagem, seguindo os traços de Belmonte.

Tags: Juca Pato, UBE
[16/08/2022 09:00:00]