Vice-presidente do iFood entrega dicas de finanças
PublishNews, Thales de Menezes, 12/08/2022
'Nova economia', de Diego Barreto, lançado pela editora Gente, alcança o segundo lugar na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews explicando ao leitor o cenário de mudanças que se apresenta hoje nos negócios

Diego Barreto | © Divulgação iFood
Diego Barreto | © Divulgação iFood
A americana Colleen Hoover continua firme no caminho de levar seu É assim que acaba (Galera Record) para ser o mais vendido do ano. O livro está agora entre os dez mais vendidos em 28 países, e nesta semana volta a liderar a Lista dos Mais Vendiquarta dos do PublishNews com 3.192 exemplares vendidos. Surpresa é a segunda colocação para Nova economia (Gente), de Diego Barreto [foto] que vendeu 2.438 cópias na semana. Lançado no ano passado – já com destaque no PN –, a obra dá uma nova arrancada, vendendo 2.438 exemplares na semana.

O autor, VP de Finanças e Estratégias do iFood, defende que estamos sempre a uma inovação de distância de que tudo aquilo que sabemos e conhecemos se torne obsoleto. Para não correr o risco de se afogar na avalanche de informações desse novo mundo, Barreto ensina como navegar nos mares da nova economia e utilizar essa realidade a seu favor.

O terceiro colocado na lista Geral é outro persiste, o romance Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev, presente na apuração desde o ano passado.

A semana apresentou uma queda de 5% nas vendas. Na passada, havia caído apenas 1%. A categoria Negócios evitou um decréscimo maior, porque registrou um expressivo aumento de 31% nas vendas. Ficção foi a outra categoria com elevação, de 9%, enquanto Não ficção se manteve com os mesmos números, sem nenhuma alteração. Infantojuvenil caiu 16%, e Autoajuda foi o grande ponto negativo do levantamento, com uma queda de 30%.

A única estreia em Ficção é o mangá Spy X Family Vol. 2 (Panini), criado por Tatsuya Endo. Na quarta posição da lista com 1.678 exemplares vendidos, o livro mostra as aventuras de um espião que é obrigado a montar uma família falsa para cumprir uma missão. Aos poucos, ele começa a desenvolver um relacionamento com seus parentes de mentirinha. O primeiro volume da série também está na lista.

Nesta semana de bom aumento de vendas na categoria, Negócios traz duas novidades. Uma delas, que estreou na sexta posição, é Pense como um cientista de foguetes (Alta Books), de Ozan Varol, que usa a tecnologia de construção de foguetes como exemplo de um processo de pensamento, uma maneira de imaginar o imaginável e resolver o irresolúvel. O autor revela nove estratégias simples das ciências de foguetes que o leitor pode usar para dar grandes saltos no seu trabalho e na sua vida.

Como fazer um milhão antes dos 20 (Buzz) tem um título autoexplicativo. Os autores Marcos Paulo e Pablo Marçal montaram um guia para quem quer enriquecer cedo na vida. Segundo eles, o livro só não é indicado para quem já for um milionário aos 20 anos de idade. A obra ocupa a vigésima posição da lista.

Autoajuda tem duas novidades. Uma delas é Para meu pai (Sextante), de Elma van Vilet, na 16ª posição e que provavelmente pegou carona na efeméride do Dia dos Pais, neste próximo domingo. É um livro que propõe a interação com o leitor, deixando espaços para que ele escreva e cole fotos. A ideia é criar um livro único e personalizado, para reativar memórias da relação com os pais e aquecer o coração.

A outra estreia de Autoajuda está no 19º lugar da lista: Os mantras mais poderosos de todos os tempos (Luz da Serra), de Patrícia Cândido. Ela indica o uso milenar dos mantras para alcançar controle sobre a mente, ajudando na busca de saúde, prosperidade e bons relacionamentos.

As últimas estreias da semana estão em Infantojuvenil. A influencer teen Luluca já estava na lista com Luluca na moda (Astral Cultural), seu livro que ensina aos leitores como criarem suas próprias roupas, numa edição com brindes. Agora, também a edição da obra sem os brindes achou seu espaço na lista. As duas versões estão entre os 20 títulos mais vendidos da categoria, o primeiro na segunda posição e a estreia da semana, na 15ª.

Pinte os números: eu amo doces (Tulip Books/Happy Books) quer encorajar crianças pequenas a realizarem os primeiros traços no desenho, partindo do aprendizado de linhas e contornos básicos. O livro-kit é acompanhado de 20 lápis de cor, 20 borrachas recortadas e coloridas e um apontador.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras está na liderança, colocando 14 obras espalhadas em todas as listas. O segundo lugar fica com a Sextante, com 12 livros, seguia do Grupo Editorial Record, com dez títulos.

[12/08/2022 10:00:00]