Troféu HQMix homenageia os 100 anos da Semana de Arte Moderna
PublishNews, Redação, 10/08/2022
Estatueta da personagem Kabelluda, de Pagu, feita pelo artista plástico Wilson Iguti, será o símbolo da premiação deste ano. Cerimônia está marcada para 10/12.

O Troféu HQMIX, “Oscar dos quadrinhos” com cerimônia marcada para 10 de dezembro, divulgou a estatueta da sua 34ª edição. Homenageando os 100 anos da Semana de Arte Moderna, os premiados receberão a estatueta da personagem Kabelluda, de Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu.

Escritora, poeta, diretora, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e agitadora nas artes, Pagu foi uma das expoentes do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922, mesmo não participando do evento, já que na época tinha 12 anos. Ela foi também, a primeira mulher no Brasil a desenhar tiras de quadrinhos.

Pagu se transformou em musa dos modernistas e até se casou com Oswald de Andrade em 1930. Juntos lançaram o jornal O Homem do Povo, onde publicou suas tirinhas. A história em quadrinhos chamada Malakabeça, Fanika e Kabelluda descreve situações de Kabelluda, a sobrinha pobre de Malakabeça e Fanika, um casal que não teve filhos.

O artista plástico Wilson Iguti foi o responsável por passar para uma escultura a personagem Kabelluda, baseada em um dos desenhos onde a mesma fazia comício na rua em cima de uma caixa, quando, de repente, faz o gesto de "banana" para o príncipe da Inglaterra que visitava o Brasil, por ainda haver fome no país dele.

Esta cena mostra bem como Pagu também era uma ativista política que colocava sempre em primeiro lugar o povo sofrido.

Com centenas de trabalhos inscritos, o 34º Troféu HQMix está em fase de julgamento pelo júri de especialistas. Esta etapa deve ser concluída neste mês de agosto e será produzida cédula para votação dos mais de dois mil profissionais da área de quadrinhos no Brasil. A divulgação da cédula com os indicados deve acontecer em meados de setembro.

[10/08/2022 08:00:00]