Morre a poeta portuguesa Ana Luísa Amaral
PublishNews, Redação, 10/08/2022
Aos 66 anos, escritora era aclamada em seu país e receberia grande homenagem na Feira do Livro do Porto, que começa no próximo dia 26; a Assírio & Alvim acaba de lançar no Brasil 'Mundo', seu livro mais recente

Ana Luísa Amaral | © Divulgação Universidade do Porto
Ana Luísa Amaral | © Divulgação Universidade do Porto
Autora de mais de 30 livros de poesia, teatro, ficção e literatura infantil, a portuguesa Ana Luísa Amaral morreu na última sexta-feira (05), aos 66 anos. Uma das maiores poetas de seu país, ela era professora aposentada da Universidade do Porto. Sua morte causou comoção entre o público leitor e também no meio acadêmico português.

António de Souza Pereira, reitor da universidade do Porto, disse que “sua obra literária irá certamente garantir que o nome de Ana Luísa Amaral perdurará para todo o sempre, mas quem teve o privilégio de a conhecer de perto terá memória de uma pessoa generosa e uma ativista dedicada às causas da igualdade da solidariedade social”.

A notícia de sua morte chega ao mesmo tempo em que a filial brasileira da editora portuguesa Assírio & Alvim lança Mundo (88 pp, R$ 39,90), seu 19º e mais recente livro de poemas, publicado em Portugal em maio.

A autora desfrutava de um reconhecimento pleno em seu país. A Feira do Livro do Porto, que tem início no próximo dia 26, escolheu Ana Luísa Amaral como a homenageada desta edição.

A causa da morte não foi divulgada. A última aparição pública da poeta foi no dia 28 de julho, na coletiva de imprensa que apresentou a programação da Feira do Porto, quando ela leu alguns de seus poemas e foi ovacionada pelo grande grupo de jornalistas presentes.

A gênese do amor, publicado originalmente em 2005, têm praticamente a unanimidade da crítica portuguesa como sendo a maior obra de sua profícua carreira. Ele foi lançado no Brasil em 2008, pela Gryphus. A Iluminuras editou quatro livros da autora: três de poesia, Vozes (2013), Escuro (2015), e Lumes (2021) e o romance Ara (2015).

Ana Luísa Amaral também desenvolveu um trabalho sólido como tradutora, criando versões em português de obras de Shakespeare, John Updike, Emily Dickinson, Patricia Highsmith e Louise Glück. Sua última tradução foi para o romance Políticas do poder, de Margaret Atwood.

[10/08/2022 08:00:00]