
"Sabemos que os livros de Raymond foram amados e chegaram a milhões de pessoas em todo o mundo, que ficarão tristes ao saber desta notícia", disseram os familiares em comunicado oficial, acrescentando ainda que o ilustrador mantinha fixados na parede de seu estúdio desenhos de fãs – especialmente crianças.
Raymond produziu diversos livros infantis, mas o mais famoso foi O boneco de neve, um livro de ilustrações com lápis de cor e sem texto publicado em 1978 e que conta a história de um menino que constrói um boneco de neve que ganha vida. Briggs não gostava do Natal e festas de fim de ano e o fim do livro – quando o menino descobre que seu amigo derreteu deixando apenas seu chapéu e cachecol – destaca esse pensamento.
Briggs, que também não acreditava em finais felizes, declarou ao Daily Telegraph em 2007, que “as crianças têm que enfrentar a morte cedo ou tarde... então não adianta nada evitá-la".
Outras obras que merecem destaque são Papai Noel, seu primeiro livro de sucesso, publicado em 1973, que conta a história de um Papai Noel rabugento que detesta o frio e a neve e não gosta de entregar presentes; e Time for lights out, no qual ele fala sobre a velhice e a morte.
Em 2017, Briggs foi homenageado com o BookTrust Lifetime Achievement Award, que celebra a obra de um autor ou ilustrador que fez uma contribuição notável para a literatura infantil.