Podcast Vinte Mil Léguas organiza mês de encontros sobre ciência
PublishNews, Redação, 05/08/2022
Leda Cartum e Sofia Nestrovski, criadoras do podcast da livraria Megafauna, programaram nove debates sobre os cientistas Charles Darwin, Alexander von Humboldt e Galileu Galilei

Podcast Vinte Mil Léguas
Podcast Vinte Mil Léguas
Começa neste sábado (06) a programação de encontros promovido pelo Vinte Mil Léguas: o podcast de ciência e livros, da livraria Megafauna, realizado com apoio do Instituto Serrapilheira. O olhar de curiosidade que marca este podcast voltado às ciências dá o tom dos eventos, que vão até setembro, numa série de conversas com cientistas, pesquisadores e artistas.

A curadoria de Leda Cartum e Sofia Nestrovski, as responsáveis pelo podcast e autoras de As vinte mil léguas de Charles Darwin: o caminho até a origem das espécies (Fósforo / Edições Sesc), programou nove encontros nos quais será abordado o processo de pesquisa do podcast para suas duas primeiras temporadas, dedicadas a Charles Darwin e Alexander von Humboldt. Haverá também uma introdução para o universo da próxima temporada, em 2023, dedicado à Galileu Galilei.

Os encontros serão realizados no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista - São Paulo / SP). As exceções são uma visita no sábado (06) à exposição Darwin, o original, em cartaz no Sesc Interlagos, e a última atividade, em 03 de setembro, programada para o Teatro Oficina. Os ingressos custam de R$ 4,50 a R$ 15. Inscrições e mais informações aqui.

Eis a programação completa:

Sábado, 06/08, das 11h às 12h30
Darwin e o tempo, Humboldt e o espaço
Leda Cartun, e Sofia Nestrovski apresentam os cientistas que foram tema das duas temporadas do Vinte Mil Léguas: o podcast de ciência e livros.

Sábado, 06/08, das 13h30 às 19h
Visita gratuita, mediante inscrição, à exposição “Darwin, o original”, em cartaz no Sesc Interlagos, com saída do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc às 13h30

Quarta, 10/08, das 19h30 às 21h30
A Amazônia profunda
Com os arqueólogos Cliverson Pessoa e Laura Pereira Furquim. Mediação de Leda Cartum e Sofia Nestrovski.

Sábado, 13/08, das 11h às 13h
Uma nova História do Novo Mundo
Com Jorge Cañizares-Esguerra, professor de História na Universidade do Texas, em Austin, e Mark Thurner, professor de Antropologia, História e Humanidades da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales em Quito. Mediação de Matheus Gato de Jesus, professor de Sociologia na Unicamp.

Quarta, 17/08, das 19h30 às 21h30
O mundo invisível e o fim do mundo
Com Daniel Galera, escritor e tradutor, e Maria Cristina Motta, bióloga e professora da UFRJ. Mediação de Flavia Natércia da Silva Medeiros, mestre em Ecologia pela Unicamp.

Sábado, 20/08, das 11h às 13h
As aves e a música
Com Luca Raele, clarinetista, pianista, arranjador e compositor, e Erika Hingst-Zaher, pesquisadora do Instituto Butantan. Mediação de Flavia Natércia da Silva Medeiros.

Quarta, 24/08, das 19h30 às 21h30
Arte e ciência no Renascimento
Com Lorenzo Mammì, professor de filosofia da Universidade de São Paulo e crítico de arte e de música, e Eduardo Kickhöfel, professor de História da Filosofia da Renascença na Unifesp. Mediação de Leda Cartum e Sofia Nestrovski.

Sábado, 27/08, das 11h às 13h
A matemática e a música
Com Carla Bromberg, pesquisadora, pianista e harpista. Mediação de João Cortese, professor no Instituto de Biociências da USP.

Quarta, 31/08, das 19h30 às 21h30
Como ir ao céu e como vai o céu
Com Roberto Mesquita, diretor-executivo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, piloto de avião e ex-missionário jesuíta, e Thomás Haddad, professor de história das ciências na EACH da USP. Mediação de Lourenço Fernandes, doutor em história da filosofia moderna pela USP.

Sábado, 03/09, das 16h às 17h
A vida de Galileu: uma leitura
Leitura da peça A vida de Galileu, de Bertold Brecht, por Walderez de Barros, uma das principais atrizes do teatro brasileiro. Apresentação de Christine Röhrig, tradutora de peças teatrais de diversos autores alemães.

[05/08/2022 11:00:00]