
Não é fácil resumir o perfil de Ziraldo Alves Pinto: cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, caricaturista, desenhista, quadrinista, humorista, jornalista e provavelmente mais algumas coisas. É criador de personagens famosos como o Menino Maluquinho e o Mineirinho. Seu traço facilmente reconhecível está em dezenas e dezenas de capas de livros e cartazes de evento, numa produção gráfica intensa.,
Outros pontos propostos pelo curador da Fliti são a diversidade de temáticas oferecidas ao público, o acolhimento e fomento de autores locais ou autores iniciantes, o reposicionamento da Fliti com o objetivo de fazer parte do calendário nacional dos principais eventos literários e, por fim, exibir uma programação cultural que possa abranger os desejos e as visões do mundo de seus frequentadores.
Cristina Figueiredo, idealizadora do evento, fala da missão de ampliar o acesso da população a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros. “Esta feira literária propõe-se a popularizar o livro através da democratização do acesso, do fomento à leitura, à arte e à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor.”
A cidade de Tiradentes fica a 190 km ao sul de Belo Horizonte e tem uma arquitetura muito semelhante às casas de Paraty, palco da Flip, referência de todas as feiras literárias do país. As atividades da Fliti, gratuitas e para todas as idades, se espalham em pontos diferentes da cidade: Lago das Forras, Gramado do Santíssimo Resort, Lago das Mercês e o Centro de Cultura Yves Alves, no Centro Histórico.