
Os nomes escolhidos para a grade de aulas contemplam especialistas no primeiro time, que vão discutir títulos como Mensagem, de Fernando Pessoa; Quincas Borba, de Machado de Assis; Terra sonâmbula, de Mia Couto e outras obras relevantes em provas da USP e da Unicamp. No encerramento do projeto, que acontece no dia 29 de outubro, o escritor Bernardo Carvalho [foto] conversa com os participantes.
As aulas começam em 13 de agosto e prosseguem pelos sábados seguintes, sempre das 10h30 às 12h. Não é necessária inscrição prévia. A Casa de Cultura estará aberta a todos os interessados. O endereço é Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1.300, Alto de Pinheiros.
Eis a programação completa, com os palestrantes e as obras que cada um deve apresentar:
13/08 – Luana Chnaiderman fala de Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles, e Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles
20/08 – Amara Moira fala de Campo geral, de Guimarães Rosa
27/08 – Deivison Nkosi fala de Sobrevivendo no Inferno, do Racionais MC’s
03/09 – Douglas Barros fala de Quincas Borba e Bons dias, de Machado de Assis
10/09 – Elizandra Souza fala de Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane
17/09 – Marina Riche fala de Terra sonâmbula, de Mia Couto
24/09 – Renata Valente fala de A falência, de Júlia Lopes de Almeida, e O ateneu, de Raul Pompeia
1º/10 – Fátima Ghazzaoui fala de Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, e Tarde, de Olavo Bilac
08/10 – Ricardo Ramos Filho fala de Angústia, de Graciliano Ramos
15/10 – Maria Celeste de Souza fala de Mensagem, de Fernando Pessoa, e Sonetos, de Luís de Camões
22/10 – Thiago Bechara fala de O marinheiro, de Fernando Pessoa, e Carta de achamento a el-rei D. Manoel, de Pero Vaz de Caminha
E, em 29 de outubro, excepcionalmente às 15h, haverá o encontro de Bernardo Carvalho falando com o público sobre seus livros, como Aberração (1993), Teatro (1998), Nove noites (2002), O filho da mãe (2009) e Simpatia pelo demônio (2016).