Festa Literária do Oeste do Rio (FLOR) realiza a 4ª edição gratuita entre os dias 21 e 23 de agosto
PublishNews, Redação, 19/08/2025
O cronista Lima Barreto e a poeta Bruna Mitrano, cria da Zona Oeste carioca, serão homenageados no evento em Santa Cruz

Bruna Mitrano e Lima Barreto são homenageados na FLOR
Bruna Mitrano e Lima Barreto são homenageados na FLOR
EXCLUSIVO PN | A Zona Oeste do Rio vai receber a Festa Literária do Oeste do Rio (FLOR) entre os dias 21 e 23 de agosto. O tema desta 4ª edição será “Literatura sem fronteiras: histórias dos subúrbios cariocas em diálogo com jovens da Zona Oeste”. Com uma programação cultural intensa, oferecendo à plateia mesas de bate-papo com escritores, sessões de contação de histórias, batalhas de rima, lançamentos e sorteio de livros e um concurso de cosplay literário da região, o evento será realizado na sede da Ser Cidadão (Rua Fernanda, 140 – Rio de Janeiro / RJ), com entrada gratuita.

“A FLOR é uma iniciativa cultural que contribui para a ampliação de repertórios, a formação de leitores e o pensamento crítico, que são alguns dos pilares da nossa organização social. E é uma alegria trabalhar em rede com tantos parceiros, e perceber a ampliação do público, resultados e abrangência a cada edição", diz a presidente da Ser Cidadão, Leticia Monte, ao PublishNews.

Nesta edição, a FLOR homenageia dois nomes que expressam, em diferentes épocas, as contradições e potências das periferias: o escritor Lima Barreto, cronista do subúrbio carioca do início do século XX, e a poeta contemporânea Bruna Mitrano, nascida em Senador Camará, uma das vozes mais potentes da nova geração da poesia brasileira. A proposta do evento é valorizar e conectar as narrativas da Zona Oeste com a produção literária de outras regiões do Brasil, promovendo uma troca cultural que rompe fronteiras simbólicas e geográficas.

"Ao homenagear a poeta Bruna Mitrano, nascida e criada na região, reafirmamos que os subúrbios cariocas são berços de talentos que percorrem o Brasil levando sua arte e conquistando reconhecimento. Queremos que a cidade olhe para cá, que a Zona Oeste ocupe seu lugar na agenda cultural do Rio e que seus artistas sejam vistos e celebrados como parte fundamental da nossa identidade", sinaliza o curador, Francisco Jorge.

Desde 2021, a FLOR vem promovendo ações itinerantes em escolas públicas e instituições da região, levando oficinas, rodas de conversa e mediações de leitura para ampliar o acesso ao livro e à literatura nas comunidades. Mais que uma festa literária, a FLOR é um movimento cultural que reafirma a força da Zona Oeste na cena literária do Rio. Em uma cidade marcada por desigualdades históricas no acesso à leitura e ao ensino, o evento cria um espaço de encontro, formação de leitores e celebração da identidade periférica.

A 4ª edição da Festa Literária do Oeste do Rio é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Ser Cidadão, com patrocínio da Fábrica Carioca de Catalisadores, Primetals Technologies e Estácio/ Instituto Yduqs.

Confira a programação completa da FLOR aqui.

[19/08/2025 09:33:03]