Biblioteca pública americana é eleita a melhor do ano
PublishNews, Redação, 27/07/2022
Instituição em Missoula, no estado de Montana, vence o prêmio concedido pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e reúne acervo e serviços muito bons a uma ousadia arquitetônica

Biblioteca Pública de Missoula © Divulgação
Biblioteca Pública de Missoula © Divulgação
A Biblioteca Pública de Missoula, cidade de Montana, estado na região norte dos EUA, foi escolhida a Biblioteca Pública do Ano 2022. O prêmio é concedido pela Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA), com colaboração da empresa de software dinamarquesa Systematic, que também patrocina o prêmio dando ao vencedor US$ 5 mil.

Missoula ganha o prêmio anteriormente recebido pela Biblioteca Central de Helsinki, na Finlândia, e pela Deichman Bijorvika, de Oslo, na Noruega.

Este ano, 20 bibliotecas de 17 países diferentes concorreram ao prêmio. Entre quatro finalistas, Missoula foi declarada vencedora em anúncio feito no Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação da IFLA, que começou ontem (26) em Dublin, na Irlanda.

O prêmio privilegia a intersecção do serviço de cada biblioteca com sua arquitetura. A Biblioteca Pública de Missoula fica ao pé do Monte Sentinela, em um edifício inovador onde as pessoas se reúnem para cultura e aprendizado. A biblioteca recém-construída oferece desde equipamentos de câmera e estúdios de produção, até instalações de pesquisa genealógica, oficinas familiares e, claro, muitos livros.

Biblioteca Pública de Missoula © Divulgação
Biblioteca Pública de Missoula © Divulgação

O presidente do júri, Jakob Guillois Laerkes, falou sobre a escolha de Missoula. “O campo de bibliotecas indicadas deste ano é particularmente forte e revela a amplitude do escopo dentro dos novos edifícios para bibliotecas. Estes abrangem de grandes e impressionantes edifícios de prestígio a soluções inovadoras e sustentáveis e locais de reuniões locais menores."

Segundo ele, a Biblioteca Pública de Missoula tem tudo isso. "O edifício destaca-se pela sua bela arquitetura, que homenageia a paisagem que o envolve, funcionando como uma biblioteca rica em ofertas e possibilidades que serve também de ponto de encontro para a comunidade local. É uma biblioteca construída para o futuro.”

[27/07/2022 10:00:00]